É uma edição diferente da habitual, esta que é a número 13 do Festival Black & White. Pela primeira vez, o único festival do mundo dedicado ao vídeo, áudio e fotografia a preto e branco, organizado pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, deixa o campus universitário da zona da Foz e instala-se na Baixa do Porto, no cinema Passos Manuel esta sexta e sábado, dias 13 e 14. Durante dois dias não haverá competições (outra novidade desta edição) e serão exibidos os 13 filmes mais importantes e premiados nas 13 edições anteriores.
“É uma espécie de best of numa edição especial. Quase um remember, um festival nostálgico”, esclarece Jaime Neves, o diretor do festival. A edição 13 – sem qualquer tipo de superstição à mistura, pelo menos que se saiba – é também “de reflexão” onde tudo pode estar em aberto, desde os próprios moldes de funcionamento do festival (um três-em-um que concilia cinema, fotografia e som), à futura ida para a Baixa do Porto – o diretor confessa existirem “muitas críticas em relação às dificuldades de transporte para a Foz”. “O Black & White não pode ficar a contemplar da Foz a movida que se passa na Baixa”, sublinha Jaime Neves. Desde a sua criação, em 2004, o festival recebeu cerca de 600 obras oriundas de 47 países.
Festival Black & White > Cinema Passos Manuel, R. Passos Manuel, 137, Porto > T. 22 205 8351 > 13-14 mai, sex-sáb 21h30 > grátis