
“Pensar é estar doente dos olhos”, escreveu Alberto Caeiro, o heterónimo pessoano que, seduzido pela sensorialidade do mundo à sua volta, recusava qualquer tipo de reflexão filosófica ou metafísica mediadora. O poeta “guardador de rebanhos” privilegiava a natureza acima de tudo, fruindo-a tal qual esta se lhe apresentava. O realizador Edgar Pêra, experiente mago de um certo artificialismo, reclama as afinidades literárias e passeia-se à boleia desta galáxia pessoana, cruzando, aqui, as fronteiras entre o cinema e as artes plásticas. E a apropriação singular de Lisboa transfigura-a numa paisagem bizarra, petrificada, holográfica, mais condizente com planetas estranhos ou experiências alucinogéneas. Sempre atento a uma reflexão sobre a alteridade, as potencialidades visuais, a velocidade, a perceção, o criador apresenta uma instalação 3D digital e um conjunto de 40 fotografias – ou devemos chamar-lhes fotogramas? Há imagens do casario da cidade visto dos miradouros, há planos de jardins espectrais e de espécimes botânicos, observam-se banquinhos que evocam a flanêrie do poeta, bandos de pássaros, monumentos emblemáticos, estátuas impregnadas com o desassossego da tridimensionalidade…
Estas fotografias com aparente enquadramento clássico, resultam numa criação experimentalista, realçada pela passagem do 2D ao 3D: dentro de paisagens oníricas, vagamente abstratas, reencontram-se postais reconhecíveis com um toque de extravagância. A capital mostra-se transformada, à maneira de um negativo: a familiaridade é incerta, a sensação é amplificada pelo recurso à técnica anaglífica, o vocabulário estereoscópico tudo domina. Não é de estranhar se alguns de nós tivermos a sensação de viajar no tempo, até aos sonhos da infância, reencontrando um exercício de estilo semelhante ao que experimentávamos ao espreitar o mundo, tridimensional, através de um velhinho Viewmaster.

Lisboa revistada – Photo-Liturgy Lisboeta & Kino-Exorcismo Pessoano > Casa da Liberdade – Mário Cesariny > R. das Escolas Gerais, 13, Lisboa > T. 21 88226 07 > 17 fev-12 mar, seg-sáb 14h-20h
