Da luta do homem pelo poder sempre resultam boas histórias verdadeiras, as mais apetecíveis para os argumentos de ficção. Gaslit (2022), nova minissérie de oito episódios, realizada por Matt Ross, centra-se em algumas das personagens secundárias, e até esquecidas, do caso Watergate (1972), que levou à destituição do presidente norte-americano, Richard Nixon, em 1974.
Já há 50 anos, a fraude eleitoral (com uma guerra pelo meio, naquela altura a do Vietname), bem como as rivalidades entre republicanos e democratas (o adversário de Nixon foi George McGovern) faziam estremecer os jornalistas de investigação política.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/11/221121_Gaslit-105-071921-0011-a-1800x1202-1-1600x900.jpg)
Esta produção, baseada na primeira temporada do podcast Slow Burn, da revista online Slate, investiu na dupla de protagonistas para atrair ainda mais os espectadores. Julia Roberts encarna o papel de Martha Mitchell, uma conhecida “socialite”, casada com o procurador-geral dos EUA, John Mitchell, homem leal a Nixon. Sean Penn surge irreconhecível na série, numa caracterização que lhe deu muitos quilos a mais e um duplo queixo, pô-lo careca e sempre a cachimbar.
As vidas dos Mitchell e dos Nixon vão-se cruzando muito por conta da franqueza sem filtros de Martha Mitchell à imprensa. As suas denúncias desvalorizadas não lhe valeram os melhores rótulos. Episódios de sexismo e teorias da conspiração no sistema democrático norte-americano. Continua tão atual, não é?
Gaslit > TV Cine Emotion > Estreia 22 nov, ter 22h10 > 8 episódios, exibe à terça