Depois de um ano repleto de nostalgia – seja pela reunião do elenco da série Friends seja pelos 180 episódios de Seinfeld de novo disponíveis –, vem mesmo a calhar este programa especial para assinalar o nascimento de uma saga que, na altura, viria a tornar-se um fenómeno mundial de popularidade ao nível de Sherlock Holmes e de James Bond. Há 20 anos, no pós-11 de Setembro e quatro anos depois da edição do livro original de J.K. Rowling, estreava-se no cinema Harry Potter e a Pedra Filosofal, com os atores Daniel Radcliffe (Harry Potter), Emma Watson (Hermione Granger) e Rupert Grint (Ron Weasley), à data entre os 11 e os 13 anos – hoje na casa dos trinta.
Além da conversa entre o trio de feiticeiros, em Harry Potter 20º Aniversário: De Volta a Hogwarts também há entrevistas aos outros protagonistas que regressam aos cenários originais do castelo, que era também o colégio interno, recordando histórias de bastidores. Mesmo sem a presença da escritora britânica J.K. Rowling, os pormenores da adaptação para o cinema são contados pelos atores Helena Bonham Carter, Gary Oldman, Tom Felton, Ralph Fiennes, entre outros, e por Chris Columbus, realizador dos dois primeiros filmes e produtor do terceiro da saga de oito filmes, feitos entre 2001 e 2011.
Enquanto não são reveladas novas magias no próximo filme, Monstros Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, com estreia marcada, nas salas de cinema, para 7 de abril de 2022, os fãs podem reavivar memórias.
Harry Potter 20º Aniversário: De Volta a Hogwarts > Estreia 1 jan, sáb > HBO