Os filmes são para serem vistos num grande ecrã. Mais ainda quando o filme beneficia de uma boa fotografia que combina os grandes planos das pradarias do Oeste americano com um tom mais íntimo e centrado em dois atores. O título Notícias do Mundo é logo explicado nos primeiros minutos do novo filme de Paul Greengrass. Em 1870, cinco anos depois do fim da Guerra de Secessão, o capitão Jefferson Kyle Kidd (Tom Hanks) ganha a vida a ler notícias a uma população maioritariamente analfabeta. Anda de terra em terra com um maço de jornais, montando ao serão uma espécie de espetáculo pago a dez cêntimos por cabeça. “Talvez, só por esta noite, possamos esquecer os problemas e ouvir as grandes mudanças que estão a acontecer lá fora”, diz calorosamente Kidd à sua audiência de Wichita Falls, antes de relatar a epidemia de meningite que levou 97 almas em dois meses. Num Texas violento, racista e intolerante, Jefferson Kidd (que combateu pelos confederados e perdeu a guerra civil) cruza-se com uma menina loura de olhos azuis.
Johanna é filha de colonos alemães que, anos antes, foram chacinados pelos índios Kiowa, que a levaram com eles. Passou a infância em cativeiro e não fala uma palavra de inglês. Uma relação terna começa então a desenhar-se entre os dois, e é nela que se desenrola a narrativa de Notícias do Mundo, baseado no romance homónimo de Paulette Jiles. Estrada fora, por um caminho que se faz de norte para sul, rumo a Castroville – para lá de San Antonio, a cidade natal a que Kidd não volta desde a guerra perdida –, o capitão e aquela miúda parca em palavras enfrentam juntos os seus demónios.
Para o papel de Johanna, Greengrass escolheu Helena Zengel, atriz de 12 anos que se destacou em Berlim, em 2019, com System Crasher, de Nora Fingscheidt. Com Tom Hanks, o realizador já tinha trabalhado em Captain Phillips, nomeado para o Oscar de Melhor Filme em 2013. Notícias do Mundo pode ser um western bem-comportado que, à exceção de uma cena de tiroteio e de momentos de alguma tensão, causa um certo desencanto. Mas Greengrass não tenta inventar a roda e honra a tradição do género, ajudado pela banda sonora de James Newton Howard e pela bela fotografia de Dariusz Wolski, lá está. E, assim, ao fim de duas horas de filme não damos o tempo por perdido.
Veja o trailer de Notícias do Mundo, de Paul Greengrass
Notícias do Mundo > Já disponível na Netflix