Desviem-se por algumas horas as atenções do caos viral em que o mundo se encontra, para vermos como o assalto ao Banco de Espanha vai acabar. Os novos oito episódios desta quarta temporada de La Casa de Papel serão uma lufada de ar fresco nas nossas vidas confinadas e em segurança. Precisamente o contrário do que se passa entre os assaltantes, o Professor e os inspetores. O primeiro episódio, intitulado Fim de Jogo, começa com situações de rutura e muito perigo. O Professor pensa que Lisboa foi executada; Rio e Tóquio fizeram explodir um tanque do Exército e Nairobi está entre a vida e a morte. Terá a sua operação de salvamento um final feliz?
O cérebro do grupo, leia-se o Professor, está a enlouquecer e, com ele, todos os outros. Na palestra de preparação do assalto, esta foi intitulada a Fase 3. “Quando chegarem a este momento, depois de entregarmos Rio, é tempo de resistir. Não sairão com vida do Banco de Espanha. É impossível. Quando começar esta fase, só haverá um objetivo: fundir o ouro. Sem ele não conseguirei tirar-vos de lá”, alertava.
Do lado das autoridades, o ambiente não é de todo mais pacífico. A inspetora Alicia Sierra e o coronel Tamayo não têm as agulhas acertadas. “Não vou começar uma guerra no centro de Madrid”, garante o coronel, advertindo-a de que não deviam ter torturado Rio, mas, sim, levado a tribunal. É tempo de diálogo e de tréguas nas negociações entre a inspetora Sierra e o Professor.
Enquanto a tensão aumenta no interior do banco, com os ladrões a apontarem as armas uns aos outros, lá fora, em fuga na floresta, o Professor dá ordem para começar o plano Hamelin (numa alusão ao conto dos irmãos Grimm), levando a polícia a acreditar que conseguiu fugir. E entre o dilema sobre o amor e a morte, Berlim diz-lhe: “O que mais pesa é a vida. A morte pode ser a melhor oportunidade da tua vida.” Promessas, nostalgia, desconfiança, ciúmes, previsões acertadas e revelações inesperadas – há de tudo um pouco nesta nova temporada.
A Netflix estreia, em simultâneo, o filme La Casa de Papel: El Fenómeno, um olhar sobre o como e o porquê da série ter originado uma onda de entusiasmo no mundo inteiro.
La Casa de Papel > Estreia 3 abr, sex > Netflix