![The_Great_Hack_00_26_15_14.jpeg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/14978451The_Great_Hack_00_26_15_14.jpeg)
D.R.
No fim de quase duas horas de documentário, quem ainda está fora das redes sociais, sem perfis, gostos ou fotografias publicadas, mantém a convicção de que dessas teias só quer mesmo distância. Já os outros milhões de fiéis no mundo que partilham opiniões, interesses, alegrias e tristezas, é possível que fiquem preocupados, e até indignados.
The Great Hack, na versão portuguesa Nada É Privado: O Escândalo da Cambridge Analytica, acompanha vários protagonistas com ligações ao caso. Na sala de aula, David Carroll, professor da Parsons School of Design, em Nova Iorque, pergunta aos seus alunos: “Quem já viu publicidade que vos convenceu de que o vosso microfone ouve as vossas conversas?” A maioria levanta o braço. “Todas as vossas interações, compras, pesquisas, localizações e gostos são recolhidos em direto para uma indústria de milhares de milhões de dólares. Isto está a tornar-se um tema criminoso”, acrescenta o único homem que levou a Cambridge Analytica a tribunal, no Reino Unido, para que os seus dados fossem devolvidos. A empresa britânica ficou conhecida por usar os dados de milhões de pessoas, recolhidos sem o seu consentimento para fins de marketing estratégico em campanhas políticas, como a de Donald Trump, em 2016, e no referendo do Brexit. Mas a empresa, dirigida por Alexander Nix, também ajudou a influenciar o comportamento eleitoral em países como Trindade e Tobago. A delatora Brittany Kaiser, ex-diretora de negócios da Cambridge Analytica, foi fundamental para desmontar o funcionamento desta teia de manipulação de dados. “A razão pela qual a Google e o Facebook são as empresas mais poderosas do mundo é porque, agora, os dados valem mais do que petróleo. É o ativo mais valioso na Terra.” Nada é o que parece.
A dupla Karim Amer e Jehane Noujaim, realizadores deste documentário original da Netflix, já esteve nomeada para os Oscars com The Square (2013), documentário sobre a revolução árabe no Egito, através dos olhos de seis manifestantes.
Nada É Privado: O Escândalo da Cambridge Analytica > Disponível na Netflix