Não foi a primeira vez que o chefe de cozinha norte-americano esteve no Porto, mas aparentemente este país, situado “algures entre Espanha e o Oceano Atlântico”, parece continuar a surpreendê-lo. Admirador confesso de Portugal, Anthony Bourdain aceitou, mais uma vez, o convite do seu amigo e antigo patrão, José Meirelles, para provar a gastronomia do Porto. O programa dedicado à cidade é o último da nona temporada da série Anthony Bourdain: Viagem ao Desconhecido, que começa a passar no canal 24Kitchen na próxima quarta-feira, 2 de agosto, com um episódio em Los Angeles (EUA), seguindo depois para San Sebastian (Espanha), Laus (Ásia), Queens (EUA), Antártica, Omã (Médio Oriente), Trinidad (Cuba) e, por fim, Porto (transmitido no dia 20 de setembro).
Por cá, o programa começa com Bourdain num barco de pesca, no Douro, num dia de chuva em fevereiro. O chefe visita o Mercado do Bolhão, onde é “assediado” com malícia pelas peixeiras – “os estrangeiros são muito altos”, riem-se. Há de passar de elétrico pela cidade, que diz estar “mais bonita” do que a última vez que a visitou, e sentar-se várias vezes à mesa para provar a comida tradicional. Com José Meirelles, delicia-se com petingas e tripas do restaurante Cozinha do Martinho, e lambe os dedos quando põe à boca queijos da Serra e de Azeitão com vinho do Porto da Real Companhia Velha, enquanto conversa com André Apolinário, um dos guias da Taste Porto Food Tours.
É com outro guia, Ricardo Brochado, que vai a casa do pescador de Lordelo do Ouro, Pedro Cachote, aprender a cozinhar lampreia à bordalesa. “É feia, mas deliciosa quando bem cozinhada”, comenta. Com Ricardo, Bourdain prova canilhas, percebes, ostras e camarão da costa no restaurante A Antiga, em Matosinhos. Com Sofia e Joana, da Taberna do Largo, vai aos cachorrinhos do Gazela, na Batalha, e com elas saboreia a francesinha do café O Afonso. Volta a estar com José Meirelles durante a matança do porco em Celorico de Basto, onde engole papas de sarrabulho e cozido.
Uma viagem por um Porto com a língua afiada das peixeiras do Bolhão, a arte urbana de Mr. Dheo e a palavra “saudade” que Bourdain diz adorar, sem que a consiga traduzir para inglês.
Anthony Bourdain: Viagem ao Desconhecido > 2 ago-20 set, qua 24h > programa especial sobre o Porto 20 set