Os momentos religiosos mais importantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, serão acompanhados pelas atuações de vários artistas portugueses. Durante o Acolhimento, primeiro momento de encontro entre os jovens e o Papa, na Colina do Encontro, no Parque Eduardo VII, sobem ao palco Héber Marques (membro fundador dos HMB), Mariza, Mimi Froes e Tiago Bettencourt. Será nesta quinta, 3, pelas 17h45.
No dia seguinte, na sexta, 4, dedicado à Via-Sacra, será a vez do cantor e compositor Salvador Seixas participar na JMJ. Já durante a Vigília, que acontece neste sábado, 5, pelas 20h45, no Campo da Graça – Parque Tejo, a música ficará entregue à cantora Carminho, que editou em março um novo álbum, intitulado Portuguesa.
A estes artistas, juntam-se os membros do Coro e Orquestra da JMJ Lisboa 2023, de que fazem parte músicos de todo o País, e do Ensemble23, composto por jovens bailarinos de 22 nacionalidades. Para além das datas referidas, há ainda espetáculos nesta terça, 1 ago, pelas 19h, na Colina do Encontro (dia da Missa de Abertura), e no domingo, 6, pelas 9h, no Parque Tejo (Missa de Envio).
Cinema
A Viagem do Papa Francisco, documentário de Gianfranco Rosi, que passou pelo Festival de Veneza, será exibido na sala Fernando Lopes – Universidade Lusófona de Lisboa, nesta quarta, 2, em duas sessões (15h e 17h). Feito essencialmente através de imagens de arquivo de diferentes viagens que o Papa fez pelo mundo, o filme consegue dar uma ideia de proximidade com Francisco, como se o realizador estivesse realmente presente em todos aqueles momentos. Essa é a grande virtude do hábil trabalho de montagem. Observando a obra de Rosi, parece claro que o grande legado deste Papa é mesmo a tolerância e a esperança num mundo melhor, concretizada em todas as suas aproximações ecuménicas.
Exposições
No Pavilhão Preto do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, a mostra Vita Prima – Santo António em Portugal retrata a infância e juventude de Santo António, entre Lisboa e Coimbra, antes de aderir à Ordem dos Frades Menores, fundada por São Francisco de Assis. É composta por cerca de uma centena de obras de arte, como esculturas, pinturas, azulejarias, entre outras expressões artísticas, pertencentes ao acervo do Museu de Lisboa e de outras 30 entidades de norte a sul do País, desde Ponte a Lima a Faro. A exposição, patente até ao final do ano, associa-se durante esta semana à JMJ, com entrada livre para os peregrinos inscritos (ter-dom 10h-18h, público em geral €3).
No Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, Fátima Experience: A Luz Inspiradora de Fátima apresenta este lugar religioso, dedicado a Nossa Senhora de Fátima, localizado no lugar da Cova de Iria, através de uma narrativa em seis quadros temáticos que interagem com alguns objetos em sala, entre os quais, a imagem da Virgem Peregrina. Organizada pelo Santuário de Fátima, esta mostra imersiva multimédia pode ser visitada, a partir desta terça, 1, até domingo, 6, na Sala do Risco do Pátio da Galé, em vários horários (ter 10h-18h, 21h-23h, qua 10h-23h, qui 10h-16h, 20h-23h, sex 10h-17h, 21h-23h, sáb-dom 10h-20h).
Música
Apresentado por jovens reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria, o espetáculo Mozart On: Quando a Reclusão Inspira vai decorrer no Auditório 2 da Fundação Calouste Gunbenkian, nesta quarta, 2, pelas 15h30. Conta com um conjunto de árias e coros de Don Giovanni, música tradicional do mundo e composições de rap da autoria dos jovens. O concerto, inserido no projeto Ópera na Prisão, iniciado em 2014 naquele estabelecimento prisional, procurando diminuir a taxa de reincidência criminal através da prática do canto lírico e do teatro musical, termina com uma conversa com o público (grátis, mediante levantamento de bilhete no próprio dia, a partir das 10h, máximo de dois bilhetes por pessoa).
A propósito da Jornada Mundial da Juventude, o Centro Cultural de Belém convidou as Batucadeiras Finka-Pé, projeto criado em 1988 na Cova da Moura, concelho da Amadora, para atuar no Grande Auditório. A este grupo, formado por mulheres cabo-verdianas, junta-se, nesta quarta, 2, a Jovem Orquestra Portuguesa, que ali vai mostrar o seu talento, interpretando música de Rossini e as Danças Sinfónicas de West Side Story de Bernstein. O concerto inclui ainda a estreia absoluta de uma obra para um agrupamento alargado de sopros e percussão do jovem compositor João Moreira, bolseiro na Royal Academy of Music, em Londres. No dia seguinte, quinta, 3, será a vez da Orquestra Geração, um projeto educativo que promove a inclusão social, partilhar o palco com as Batucadeiras Finka-Pé. Ambos os esetáculos estão marcados para as 21 horas (grátis, mediante levantamento no próprio dia a partir das 14h, máximo de quatro bilhetes por pessoa).
Já o Auditório dos Oceanos do Casino Lisboa, no Parque das Nações, recebe o musical Dom Bosco, uma adaptação do original italiano Don Bosco, Il Musical, com textos de Renato Baigioli e Piero Castellacci, e música de Alessandro Aliscioni e Achille Oliva. No total, haverá quatro sessões (1-4 ago, ter, qui-sex 21h30, qua 19h).
Teatro
Na área teatro, destacam-se duas peças que vão ser apresentadas no LU.CA – Teatro Luís de Camões, a partir desta terça, 1, e até sexta, 4. Teatro com Luz Negra – Amor a Portugal, um espetáculo da autoria do grupo Jovem, Levanta-te, criado em 2008 na Amora, procura, através da religião, do teatro, da dança e do diálogo, ajudar crianças e jovens terem uma experiência de vida mais positiva. Em seguida, é a vez da peça O Evangelho – O Musical, baseada no Evangelho de São Mateus e interpretada pelo Coro Infantil do Menino Jesus da Paróquia de Gulpilhares, com texto, cenografia e encenação de Fernando Tavares (grátis, mediante levantamento de bilhete no próprio dia, no limite da lotação da sala).
Dança
Pelo palco instalado no Terreiro do Paço vão passar espetáculos de dança de diversos estilos e de várias partes do mundo. É o caso de Dança Hebraica, vista como uma oração corporal (dia 1, ter, 14h-14h10, dia 3, qui, 15h50-16h), e também o grupo World Youth Dance Crew, oriundo do Reino Unido, Índia, Singapura, Irlanda, entre outros países, cujas performances são interativas com o público (dia 1, 15h50, e dia 3, às 14h). Ainda de destacar a Flash Mob Medley, protagonizada por jovens do Movimento Salesiano Juvenil, que convida peregrinos e voluntários da JMJ a fazerem parte desta coreografia feita ao som da música Rise Up. Esta iniciativa está agendada para esta sexta, 4, entre as 14h e as 14h10.