Está mais unido que nunca o Quarteirão de Miguel Bombarda, no Porto. Vinte e cinco anos depois, este “epicentro de negócios e de criativos”, onde se concentram diversas galerias de arte contemporânea, junta-se para “abraçar e agregar” os cerca de 200 estabelecimentos “em torno de uma vivência muito própria”, lê-se na apresentação da Quarteirão Criativo – Associação para o Desenvolvimento Local. Começou a desenhar-se há cerca de um ano, tendo sido formalizada ainda em 2022. Nesta sexta, 20, pelas 19h30, apresenta-se ao bairro no Centro Comercial Bombarda, tendo por missão “construir uma economia local” com “partilha de recursos e ações coordenadas” com a comunidade. Uma iniciativa aberta a todos, sujeita apenas a inscrição prévia.
A Quarteirão Criativo é composta por nove membros fundadores, ou seja, um representante de cada setor: galerias, hotéis, comércio, ateliers, coworks, restaurantes, garagens e, claro, os moradores. “Todo o quarteirão está incluído. Ninguém fica de fora, nem o homem do talho”, atira Marina Costa, gerente do Centro Comercial Bombarda, que integra o núcleo fundador da Quarteirão Criativo, juntamente com Tânia Santos (Cru), Nuno Santos (Ó! Cerâmica) e Cátia Fernandes (Bardo), entre outros.
Redefinir objetivos para o futuro, revitalizar a marca, inovar na sua extensão digital e reorganizar o espaço público figuram também nos objetivos traçados pelos fundadores da Quarteirão Criativo. Na verdade, esta pretende “ser uma associação envolvida, informada e interessada em fazer alguma coisa por todos”. Aliás, a digitalização do bairro, continua Marina, vai além da internet acessível em todos locais, passando pela colocação de painéis digitais com informação e pórticos a identificar Bombarda (uma pretensão antiga). “Juntos, temos outra força, outra capacidade e podemos avançar com candidaturas a diversos concursos”, sublinha.
Situado no centro histórico da cidade do Porto, no coração de Cedofeita, o Quarteirão de Bombarda vai além das artérias de Miguel Bombarda e da Boa Hora, prolongando-se pelas ruas do Rosário, do Breyner, Adolfo Casais Monteiro e D. Manuel II, chegando mesmo ao Largo e Rua da Maternidade.
A chegada constante de projetos novos e criativos tem contribuído para o constante reinventar deste lugar. Agora, ao ciclo bimensal de inauguração de exposições simultâneas, que acontece há 15 anos, e além das novidades que sustentam a marca Bombarda Porto Art District, junta-se a Quarteirão Criativo com uma mão cheia de (boas) ideias para defender uma identidade e pôr a zona, definitivamente, no mapa.
Quarteirão Criativo > Centro Comercial Bombarda, R. Miguel Bombarda, 285, Porto > 20 jan, sex 19h30 > inscrição prévia: bombardaquarteiraocriativo@gmail.com > Mais informações em bombarda.pt