1. Pintura de Nuno Viegas
Num aniversário, recebeu de uns amigos o quadro Hierarquia, do artista plástico algarvio Nuno Viegas: “É o retrato de dez cães acrobatas a fazer uma pirâmide. Além de ter um valor sentimental, acho imensa piada à representação irónica do conceito hierárquico.”
2. Japão
Anseia voltar ao Japão, depois de ter estado em Tóquio e em Quioto, por duas vezes, em trabalho. “É aquela viagem que nunca sabe a esforço. Adoro a comida, a cultura e os minicarros. Das duas ocasiões, apanhei as cerejeiras em flor. É maravilhoso ver a sakura [flor da cerejeira] em Nakameguro e ir petiscando nas barraquinhas de rua.” Aproveitou a viagem para visitar a ilha de Teshima e o seu museu de arte, desenhado pelo arquiteto Ryue Nishizawa e o artista Rei Naito: “É dos sítios mais bonitos que já vi.”
3. Passatempo: Tear
Natural de Viana do Castelo, Célia Esteves fundou, há dez anos, a marca de tapetes GUR, feitos manualmente a partir de técnicas tradicionais. “Gosto sobretudo de poder sentar-me no tear sem prazos para cumprir, aproveitando com calma o que estou a fazer. Muito pontualmente, jogo Two Dots no telemóvel”, brinca.
4. Álbum “Outer Peace”, de Toro y Moi
O concerto do cantor e designer gráfico norte-americano Toro y Moi (Chaz Bundick), no Hard Club, no Porto, foi um dos últimos a que assistiu antes da pandemia. Entretanto, em 2021, foi mãe de Roque (agora com um ano e cinco meses) e confessa que, desde então, “para o adormecer ou só como diversão”, costuma dançar com o filho ao som de Outer Peace, um dos mais recentes álbuns do músico.
5. Sítios para comer no Porto
No Bonfim, gosta das sopas e das zupas e buchas (sanduíches) do projeto Hotelier, da padaria Ogi, de Vasco Coelho Santos, e, já na Rua do Rosário, da cozinha japonesa “autêntica e supersaborosa” da Out of Lunch Kitchen, do casal Yoske e Svenja (servida no Época), e dos doces da Hakko.
6. Revistas “Milk” e “Apartamento”
Sem tempo para ler livros, tem optado por revistas, como a francesa Milk, “de decoração com muito bom gosto, virada para o artesanato contemporâneo”, ou a espanhola Apartamento, de design de interiores.