1. Alentejo
Destaca a região de Portalegre, de onde era natural a avó paterna, Lucília do Carmo. “Toda aquela zona que vai até à serra de São Mamede é um Alentejo mais desconhecido, sobretudo das pessoas das grandes cidades. Há sítios incríveis, como a Quinta do Barrieiro e o restaurante Tomba Lobos, do José Júlio Vintém, que é absolutamente extraordinário”, afirma. “Transmite-me ancestralidade, conhecimento, paz e uma incomensurável beleza.”
2. Lisboa
Para o músico, a capital é a cidade mais bonita do mundo. “Filmámos o videoclipe do tema Ela por Ela no Miradouro de Santa Catarina, que oferece uma vista privilegiada da Lisboa pombalina. Se descermos até ao Martim Moniz, sentimos a magia do que é ser lisboeta e da nossa forma de receber.” Sobre Arroios, onde filmou a curta-metragem Lisboa de Amanhã, aponta o facto de ali viverem 92 nações, o que faz deste “o bairro mais inclusivo da Europa”.
3. Itália
“Gostava de voltar, tenho lá bons amigos. A minha viagem de sonho seria partir de carro de Milão e, durante 15 dias, perder-me por ali abaixo, até ao Sul, bebendo da cultura e da gastronomia italianas.” Veneza é outro lugar de eleição: “Deixa-me embasbacado pela sua arquitetura e pela surpresa de ser uma cidade construída sobre estacas.”
4. Álbum “Sê”
A comemorar 25 anos de carreira, o músico acaba de lançar Sê, um disco de originais. “Quis prestar homenagem à minha avó Lucília, que era uma fadista e cantora absolutamente genial, desconhecida do grande público.” Neste novo trabalho, marcado por uma abordagem eletrónica, o cantor partiu de dois fados da avó para construir a música Mundo Inteiro. “É um dueto entre mim e ela.”
5. “The Bridge”, Sting
Gil do Carmo é um apaixonado pelo músico e cantor britânico. De Sting elege o seu último álbum, The Bridge, pelo momento atual que vivemos. “O medo da guerra, das pandemias por que o mundo está a passar, da insanidade de um senhor que a qualquer momento pode tocar num botão, tudo tem de ser combatido através de uma ponte para se chegar ao próximo”, sublinha.
6. Comida e vinho
Um dos maiores prazeres é poder estar à mesa com amigos: “Gosto de ser surpreendido com vinhos portugueses. Sou mais de peixe do que de carne. Adoro os choquinhos à algarvia, servidos com uma dose de batata frita. Faz mal, mas sabe tão bem [risos]!”