1. Belém e Terra Santa
Fascinada pela cultura judaico-cristã, Aurora Goy embarcou com o pai numa viagem, de duas semanas, para conhecer Israel e a Palestina. Em Belém, viveu uma experiência gastronómica “muito intensa”, com pratos marcantes. Entre eles, lembra o falafel, o ragu de favas com vinagre e “o melhor húmus” que já provou.
2. Bonfim, Porto
Viveu em Paris, mas é no Porto, onde mora, que se sente em casa. “A cidade é linda, tem bons restaurantes e bares, sem ser demasiado agitada. E está próxima da Natureza e do mar.” Sempre que quer passear, a chefe vai até às Fontainhas, no Bonfim, ver o sol desaparecer no horizonte, enquanto bebe uma cerveja. “É um lugar muito agradável, tranquilo.”
3. Chapada Diamantina, Brasil
Paraíso natural, com inúmeras cascatas e uma paisagem exuberante, a Chapada Diamantina, no interior do Estado da Bahia, foi “o lugar mais marcante” de uma viagem de quatro meses pelo Brasil. “É um sítio para desligar do mundo, onde há uma comunidade alternativa de projetos com nativos, que organiza trilhos para descobrir a região.”
4. Gaillac, França
Todos os anos, Aurora Goy volta a Gaillac para reencontrar os pais, os amigos e os sítios onde foi muito feliz. “É a cidade onde cresci e tenho lembranças de infância e adolescência. Adoro passear, ir ao mercado e tomar café na praça.”
5. Dias de liberdade
Ao som de Sopa de Pedra, banda que resgata cantigas do passado, regressa aos dias de liberdade, passados entre “banhos na ribeira, vindimas e passeios” em Trás-os-Montes.
6. Praia de verão
Perto de Biarritz, encontra-se a aldeia basca de Guethary, onde estudou e tem “amigos de longa data”. “Há uma praia de um azul perfeito para passar o verão”, diz.