1. Cacela Velha, Vila Real de Santo António “É um clássico do Algarve, mas não há programa melhor: apanhar o barco, ir à praia e ao fim do dia comer umas ostras. Mesmo que tenhamos que estar numa fila interminável, o que acontece muitas vezes”, conta.
2. Festival Burning Man, Estados Unidos da América No Nevada, este festival junta artistas do mundo inteiro e música de todos os géneros. “É um acontecimento imperdível”, diz Xana Nunes. Trata-se, acrescenta, de “uma viagem para fazer no final de agosto”.
3. Loja Pop Closet, Lisboa Fica na Calçada do Sacramento, esta loja acabada de abrir, onde é possível comprar, vender ou trocar, roupa e acessórios. “Por uma questão de sustentabilidade, faz cada vez mais sentido que assim seja”, defende.
4. Pachamama, Lisboa Sobre este restaurante de comida vegetariana e biológica, na Rua Boqueirão do Duro, diz Xana Nunes: “É a minha cantina”.
5. Lumiar, Lisboa “Puxo agora a brasa à minha sardinha e convido-vos a descobrirem o Lumiar, através dos trabalhos de Felipe Pantone ou de Robert Panda, por exemplo”, desafia Xana Nunes, mentora do LisbonWeek, o programa cultural de visitas guiadas que, na sua última edição, decorreu neste bairro. “É preciso descentralizar as atenções.”
6. Vila Joya, Albufeira São várias as razões que levam Xana Nunes a eleger o hotel cinco estrelas e restaurante, dirigido por Dieter Koschina e com duas Estrelas Michelin, no Algarve. Pela praia (a da Galé) quase privada, pelo Xiringuito (o bar na falésia), pela experiência gastronómica e pelo novo restaurante, o Vila Joya Sea. “É um projeto familiar, gosto de projetos assim”, afirma.