Era em Viseu que moravam as famílias de Simão Botelho e Teresa Albuquerque, os eternos apaixonados de Amor de Perdição. O romance de Camilo Castelo Branco dá, este ano, o mote ao festival literário Tinto no Branco, a decorrer durante três dias, entre esta sexta, 2, e domingo, 4, em Viseu. Trata-se de um festival literário, sim, mas que está incluído num salão vínico, o Vinhos de Inverno, com tudo a acontecer no Solar (quinhentista) do Vinho do Dão.
Entre provas de vinho do Dão, de vários produtores, e workshops vínicos, o romance de Camilo inspirará conversas literárias e apresentações de livros (o festival reúne 30 escritores), poesia e espetáculos de stand-up comedy. Os autarcas das cidades de Viseu e do Porto, Almeida Henriques e Rui Moreira, são os primeiros a debater esta sexta, 2, às 19 horas, os Amores às Cidades, às suas histórias e ao seu futuro. Mais tarde, às 23 horas, a Poesia no Quarto Escuro Amor às Cegas junta Filipe Vargas, Luís Filipe Borges, Mariano Marovatto e Sónia Balacó na adega do Bispo.
“Tomai todos e bebei!” O título dá nome à conversa sobre vinhos, amor e espiritualidade que junta, na capela do Solar, o jornalista António Marujo, o poeta Daniel Jonas e o escritor e tradutor da Bíblia grega, Frederico Lourenço (sábado, 3, às 21 e 30). A noite de sábado, 3, terá ainda o espetáculo de poesia Missa Mal Dita, com Renato Filipe Cardoso a percorrer Bocage, Adília Lopes e Daniel Maia Pinto Rodrigues. A capela do edifício quinhentista volta a receber no dia seguinte, domingo, 4, outras conversas: Descontrai, Simão, com Inês Fonseca Santos e Miguel-Manso a questionarem o poder trágico da poesia (15 e 30); A angústia do enólogo no momento do penalty, com Fernando Correia, Leonor Pinhão e Pedro Marques Lopes e, entre outras, As Vinhas da Ira, com Paulo Moura a falar de terrorismo e intolerância.
Os mais novos não foram esquecidos e para eles há, por exemplo, um ateliê de ilustração com Paulo Galindro (sábado, 3, às 15 e 30). A festa estende-se ainda à cidade. Do Rossio, parte o comboio turístico (domingo, 4, ás 11 horas), com o historiador Joel Cleto a percorrer algum do património de Viseu, sempre guiado pela obra de Camilo Castelo Branco. Para descontrair, sugere-se um pé de dança nas Dão Parties com os djs Jonny Abbey (sexta, 2, às 24 horas) e Rita Mendes (sábado, 3, à meia-noite e meia).
Tinto no Branco > 2-4 dez, sex-dom > Solar do Vinho do Dão, R. Aristides Sousa Mendes, Viseu > T. 232 469 241 > sex 18h-24h, sáb 15h-24h, dom 15h-20h (tenda branca) > sex 18h-02h, sáb 15h-02h, dom 15h-20h (tenda tinta) > grátis