Não estranhe quem nos próximos dias, no centro histórico de Oeiras, for abordado por dois gatos do tamanho de homens. A peça Wonderwool, da companhia espanhola Bigolis Teatre (4 jun, 12h30, 22h; 5 jun, 12h30. Lg. da Igreja), é uma das mais interativas do programa do Mó – 1.º Festival Internacional de Marionetas, que decorre na vila de 1 a 5 de junho. “Este é um festival para as famílias, sem peças contemporâneas ou experimentais”, descreve João Costa, mentor do projeto artístico que pretende dinamizar a zona. Depois do design gráfico e do ensino das artes visuais, João Costa, 36 anos, passou a dedicar-se exclusivamente à Mãozorra Associação Cultural, criada em 2013, também responsável pelos Encontros de Teatro e Animações de Rua – E.S.T.A.R. que se realizam, em agosto, em Odeceixe.
Será em fardos de palha que os espectadores do Mó se vão sentar. Mas também poderá ser dentro de um autocarro. As marionetas, nas suas mais diferentes formas e técnicas, tomam conta da vila de Oeiras durante estes cinco dias. Diversas companhias portuguesas, uma espanhola e outra brasileira apresentarão o que de melhor se faz com as marionetas de fios, de luva, de manipulação direta e robertos.
A Mãozorra abre o festival com O Caçador (1 jun, 10h. EB1 Visconde de Leceia; 4 jun, 10h30. Mercado), com texto, argumento, encenação e interpretação do próprio João Costa. Uma história original portuguesa, com mais de 200 anos, será interpretada por diversas companhias: O Barbeiro Diabólico, pelos Valdevinos (2-3 jun, 10h. Praia de Santo Amaro de Oeiras) e O Barbeiro, pelos Red Cloud (3 jun, 11h. Praia de Santo Amaro de Oeiras). Do Brasil vêm os Mamulengo Sem Fronteiras com o teatro popular de Exemplos de Bastião (4 jun, 10h30. Lg. da Igreja; 19h30. Recinto da feira), o equivalente aos nossos Robertos. Dentro do autocarro onde se desenrola Mãezinhas, da algarvia Acta, cabem apenas 25 pessoas (4 jun, 18h30; 5 jun, 10h30. Lg. da Igreja). O conto original russo de Alexis Tolstoi O Nabo Gigante dá o mote à peça de manipulação direta das Partículas Elementares (4 jun, 11h30. Lg. da Igreja). No último dia, a Mandrágora apresenta Bizzzoira Moira (5 jun, 11h30. Lg. da Igreja) com as suas lendas de mouras encantadas.
Mó – Festival Internacional de Marionetas > Oeiras > 1-5 jun, qua-dom > grátis