É dedicada à China a primeira semana da 2.ª Edição da Volta ao Mundo em Arroios, entre esta segunda-feira, 25, e sábado, 30. A antecipar as celebrações do Ano Novo Chinês, do Macaco, a Junta de Freguesia de Arroios, em Lisboa, organizou sessões de cinema, exposições, mercados, espetáculos e um desfile.
A iniciativa abre com a mostra de cinema chinês Arroios olha a China, produzida em parceria com a associação Observatório da China, no Mercado do Forno do Tijolo, de segunda a sexta-feira, entre as 19 e as 22 horas. Antes ou depois dos filmes, pode também espreitar as duas exposições que ali estão, com obras cedidas pela Embaixada da China. Em A Mulher Chinesa mostram-se fotografias de personagens femininas em lazer, trabalhao, a cuidar dos filhos, a estudar ou no dia do casamento. Já Ano Novo Chinês reúne várias imagens desta festa.
Sábado, 30, marcará a celebração oficial do Ano Novo Chinês em Portugal. A partir das 11 horas, haverá desfile pela Almirante Reis, entre o Martim Moniz e o Largo do Intendente. Neste cortejo é possível ver o espetáculo Dança do Leão e do Dragão, interpretado pelos atletas da Escola de Kung Fu Hong Long, e no qual participam os alunos da Escola Chinesa de Lisboa. Mais tarde, entre as 15 e as 18 horas, os jovens são convidados para participar nas atividades desportivas da Running Generation, no Largo do Intendente, que também será palco de uma Mostra de Saberes e Sabores Chineses (15-18h), com peças de artesanato, pinturas e muitas iguarias asiáticas. Por fim, junte-se à largada de lanternas chinesas: às 17 e 30 serão acesas e libertadas, marcando o fim desta semana inteiramente dedicada à cultura e tradições chinesas.