1. Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM)
A INCM disponibilizou, no seu site, os mais recentes títulos da coleção O Essencial Sobre…, dedicada à obra de vários autores, artistas e companhias de renome, como Walt Whitman, Charles Chaplin, Pablo Picasso e Companhia Nacional de Bailado.
2. Arquivo Pessoa
É uma base de dados da maior parte da obra pessoana, dirigida por Leonor Areal, que reúne a poesia de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos, textos dramáticos, correspondência, ensaio, crítica, escritos íntimos e muito mais.
3. Biblioteca de livros digitais do Plano Nacional de Leitura
Para as crianças também há alternativas. No site do Plano Nacional de Leitura é possível fazer uma busca dos livros por idades (dos 5 aos 14 anos), em formato digital e áudio livro. A oferta temática é muito variada, de ficção à poesia.
4. Biblioteca Digital Camões
O Instituto Camões, na sua missão de promoção da língua e cultura portuguesas, criou uma biblioteca que inclui autores e edições no domínio público, mas também edições atuais, protegidas por direitos conexos (fixação de textos, notas críticas, prefácios e posfácios…etc.) e obras protegidas por direitos e de autores vivos, resultado do acordo com os editores. Todas as obras estão em formato pdf. No site pode-se explorar por temas (arquitetura, cinema, educação, geografia, história, infantil, música, literatura…), autores e obras mais recentes.
5. Project Gutenberg
A plataforma digital, criada em 1971 pelo escritor norte-americano Michael S. Hart (a mais antiga biblioteca digital do mundo) oferece mais de 38.000 livros eletrónicos gratuitos. O projeto funciona de forma colaborativa, reunindo voluntários de 150 países, que continuamente atualizam o site. Os livros em língua inglesa estão em maioria, mas existem várias centenas em português, de vários temas, épocas e autores.
6. Biblioteca Digital Luso-Brasileira
Estão aqui reunidas preciosidades históricas de Brasil e Portugal. O acervo possui mais de 2 milhões de documentos, sob domínio público, de várias épocas e géneros. Entre eles, a primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões, de 1572.
7. Projecto Adamastor
Biblioteca digital de obras literárias em domínio público, disponibilizadas de forma gratuita, sem restrições. Estão lá, por exemplo, Eurico, o Presbítero, de Alexandre Herculano, A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queirós, O Livro de Cesário Verde, Dom Casmurro, de Machado de Assis, entre muitos outros clássicos. Os colaboradores do Projecto Adamastor fizeram “uma revisão cuidada de cada obra, de modo a minimizar o número de erros e a atingir uma versão fiel ao original”. Pode-se filtrar os registos do catálogo por coleção, género e/ou autor.
8. StayHome Books, da Chiado Books
Diariamente, no site da Chiado Books, estará acessível um novo livro digital gratuito da editora. O primeiro foi 3 Minutos para o Sucesso, do empresário brasileiro Ricardo Belino.