São várias as razões que podem levar-nos a ficar no AlmaLusa Comporta, o único hotel que tem o privilégio de ter as portas abertas bem no centro da Comporta, com tudo o que esta aldeia tem para oferecer, do comércio à restauração, a meia dúzia de passos.
Começámos pelo The Rooftop Bar, que nos enche o olho com a vista para os arrozais e satisfaz a preguiça, num final de tarde quente e agradável que pedia descanso e uma bebida fresca – escolhemos o Mandarin Cooler, um cocktail preparado com tequila, mescal, sumo de limão e refrigerante de tangerina, bebido até à hora que fomos brindados com o pôr do sol. Aberto a não hóspedes, o terraço é uma boa alternativa para um jantar leve com pratos de partilha pensados pelo chefe Wilson Costa, das ostras aos chipirones com molho aïoli, do taco de camarão e maionese de especiarias ao ceviche de corvina, coentros, pickle de chalota e crocante de arroz da Comporta.
Também aberto a todos, o Café do AlmaLusa, com mesas no interior e uma esplanada, tem uma carta com sugestões para comer no hotel, levar para a praia ou num passeio pela região. Além do menu de pequeno-almoço, há sumos naturais e smoothies; saladas, como a Portuguesa, de bacalhau, grão, tomate, cebola-roxa, coentros, ovo cozido e sementes de abóbora; paninis (o de frango grelhado, espinafre, húmus de caril e abacate fatiado estava uma delícia), ou wraps.
Neste AlmaLusa, privilegiou-se o conforto em todos os 53 quartos. Destes, 31 são espaçosas suítes equipadas com kitchenette. Umas têm um terraço de 30 metros quadrados, outras acesso direto à piscina, um oásis no centro do hotel e rodeado de espreguiçadeiras. Entre os serviços, destacamos as massagens e tratamentos feitos com produtos naturais da Elemental Herbology. A Spa Suite é muito agradável, mas a Cabana ao ar livre no terraço foi a nossa escolha, e não nos arrependemos.
AlmaLusa Comporta > R. Pedro Nunes, 3, Comporta, Alcácer do Sal > T. 265 098 600 > a partir de €140
Aqui à volta
Adega da Herdade da Comporta Organizam visitas para acompanhar o processo de produção e provas de vinho, da simples, com 3 referências, à personalizada em que o visitante escolhe cinco vinhos. A partir de €7,50
Cavalariça Fica na aldeia da Comporta, nos antigos estábulos da Herdade da Comporta. Aqui, o chefe Bruno Caseiro propõe uma cozinha de partilha com sabores do mundo, confecionados com ingredientes locais. Prove-se a lula grelhada, mexilhão, aïoli e molho fumado de tinta ou a cavala, molho ponzu de toranja e sésamo. R. do Secador, 9
Cais palafítico Na aldeia piscatória da Carrasqueira, o cais assente sobre estacas, com as embarcações tradicionais de pesca e as cabanas de colmo, antigas casas de salineiros e agricultores, é de visita obrigatória. Deixe-se ficar para ver o pôr do sol.