Os mais distraídos ultrapassarão, sem dificuldade, o edifício brasonado no número 50 da Rua José Estêvão, em Aveiro, que outrora foi residência do pai e da família de Eça de Queirós. Abrande-se o ritmo, então, para observar as paredes de um pálido cor de rosa, a varanda em ferro, as janelas altas debruadas a pedra e a escadaria sumptuosa, que contam parte da história desta casa construída no século XVIII. Situada a dois passos da ria, responde agora pelo nome MS Collection – Palacete Valdemouro, o primeiro hotel de cinco estrelas da cidade, inserido num edifício histórico de quatro pisos, restaurado.
O hotel tem 39 quartos de seis tipologias, todos singulares: uns criados “à imagem das personagens de Eça”, como Carlos da Maia, Padre Amaro ou Luísa de Brito, com elementos representativos da época, e outros com uma decoração art déco. “Fomos a leilões, em Paris e Londres, para comprar peças do tempo em que Eça escreveu as obras”, diz João Moita da Silva, diretor de operações do MS Collection.
Da entrada aos quartos, o Palacete Valdemouro revela-se um refúgio para quem gosta de usufruir da cidade, com requinte e tranquilidade. A cada passo, o charme do passado e a nostalgia unem-se à elegância contemporânea. E isso vê-se, desde logo, junto à receção, com a tal escadaria, o rendilhado floral do teto e a sala de leitura, onde há fotografias, cartas, canetas de tinta permanente e até o monóculo, pertença do espólio da Fundação Eça de Queiroz, com a qual foi estabelecida uma parceria.
O hotel tem um spa, que dispõe de salas de tratamento, piscina interior aquecida, jacúzi, sauna, banho turco e duche sensorial. Também organiza passeios na ria, a bordo de uma lancha de madeira, para quatro pessoas, no máximo, que levam a descobrir a laguna e a ver os flamingos e o pôr do Sol.
No pátio, há livros disponíveis para leitura, junto ao restaurante Prosa, aberto o jantar, em que é servida uma ementa da autoria de Rui Paula, composta por pratos alusivos à região, com muito sabor, como o bacalhau, a enguia e as ostras, servidos à carta ou em menus com quatro, seis ou oito momentos. Isto caso consiga abstrair-se do mural de Vhils (Alexandre Farto), criado com o objetivo de desvendar as camadas ocultas da História, encontradas para lá da superfície.
MS Collection – Palacete Valdemouro > R. José Estêvão, 50, Aveiro > T. 234 245 630 > a partir de €230