No Monte do Vilar, um dos momentos que não se esquece é o pôr do sol. Nesta altura do ano, põe-se em frente à piscina, e é lá ao fundo, atrás do montado, que a bola de fogo desaparece, num céu de tons laranja. A acompanhar o momento, saberá bem um copo de sangria de espumante tropical, um cocktail de assinatura, como o Vila Galé Night & Day (vodka, batida de coco, schnapps de pêssego, sumo de laranja natural e grenadine), ou um copo de vinho Santa Vitória, produzido nesta herdade de 1 620 hectares, onde também há árvores de fruto, faz-se azeite e cria-se gado bovino e cavalos lusitanos.
Vocacionado para maiores de 16 anos, este novo agroturismo de charme, a cerca de 18 quilómetros de Beja, oferece aos hóspedes um leque de atividades, ao dividir a herdade com o Vila Galé Alentejo Vineyards & Olive e, em breve, com o Vila Galé Nep Kids (pensado de raiz para as crianças). Enquanto se passa uns dias a descansar, rodeado desta paisagem tipicamente alentejana, pode-se visitar a adega e o lagar Santa Vitória, fazer piqueniques, provas de vinho e massagens, andar a cavalo, dar um passeio de charrete ou voar de balão. Tome-se algum tempo também para usufruir dos amplos quartos – são 12, entre os quais, quatro suítes, todos com área exterior.
Tal como acontece nos outros hotéis Vila Galé, o Monte do Vilar tem uma decoração temática, neste caso, dedicada aos monumentos do Alentejo, da Sé Catedral de Portalegre ao castelo de Mértola. Sem qualquer divisão, cruzam-se as áreas da receção, bar, sala, zona de jogos e do restaurante Inevitável. Com serviço à carta, leva à mesa o melhor da gastronomia da região, como a empada de pezinhos em salteado de espargos com cogumelos ou o cano de presunto, grão-de-bico e cacholeira assada. Sabores que casam bem com um copo de tinto ou branco produzidos nestas terras.
Vila Galé Collection Monte do Vilar > Herdade da Figueirinha, Santa Vitória, Beja > T. 284 240 030 > a partir de €155
Explorar à volta
1. Parque Fluvial Cinco Reis
Além da praia fluvial com 265 metros de frente, chapéus de sol, espreguiçadeiras e plataforma para atividades náuticas, neste parque, a sete quilómetros de Beja, há ainda bar/restaurante, 4 trilhos pedestres, circuito de manutenção e observatório de aves.
2. Parque Biológico da Cabeça Gorda
Esta mancha florestal, com mais de 300 hectares, rica em biodiversidade, percorre-se a pé ou de bicicleta e convida a um piquenique. Existem cinco percursos temáticos: fauna, flora, micológico, desportivo e mel.
3. Percurso pedestre
Com 12 quilómetros, Aljustrel tem uma mina é considerado o maior percurso mineiro urbano do País e convida a percorrer, por passadiços e caminhos, os locais de interesse da vila, do bairro Vale d’Oca aos vestígios da exploração mineira e museu municipal.