A aventura na Austrália durou 10 anos. Alexis Grandemange sentiu, a certa altura, que precisava de regressar ao Velho Continente. “A Austrália é um país imenso, mas a cultura parece toda igual… sentia falta da diversidade europeia”, conta o francês. Recordou-se de um dos seus lugares preferidos para a prática do kitesurf, entre a praia de Ofir e o estuário do Cávado, e foi precisamente ao vaguear pelas ruas estreitas do pinhal – parte integrante da paisagem protegida do Parque Natural do Litoral Norte – que descobriu a casa ideal para se instalar.
“Encontrei o meu lugar feliz, uma bolha pacífica que, ao mesmo tempo, está muito perto de cidades como o Porto, Braga ou Viana do Castelo.” Após algumas adaptações ao edifício, criou em 2020 o Sense of Ofir, uma guesthouse com sete quartos, pensada para acolher tanto kitesurfers como famílias que queiram combinar o sossego com a prática desportiva.
“Este é um dos melhores locais da Europa para a prática do kitesurf e atrai muitos adeptos da modalidade”, conta Alexis. Os hóspedes têm à disposição todo o equipamento (de surf e wingfoil também) e quem dá os primeiros passos pode adquirir pacotes de lições, dadas nas águas mais calmas do estuário, para o qual existe um acesso direto. Os menos aventureiros podem deixar-se ficar pelo enorme alpendre a observar a restinga de Ofir, onde se escondem mais de 200 espécies de aves, enquanto provam as especialidades do restaurante e do bar (também abertos ao exterior).
“Os sabores portugueses estão muito presentes e trabalhamos essencialmente os produtos locais e sazonais”, explica André Carvalho, o chefe de cozinha.

Todos os espaços da guesthouse, com muita luz, têm uma decoração simples, mas cuidada. O mais requisitado é o quarto vista celeste & mar, com uma janela rasgada para apreciar o leito do rio Cávado e, à noite, o espetáculo das estrelas. Não há dúvida de que Alexis escolheu um cantinho abençoado pela natureza.
Sense of Ofir > R. Padre Manuel Sá Pereira, 1204, Fão, Esposende > T. 93 204 5280 > a partir de €109
AQUI À VOLTA
Trilho entre o Cávado e o Atlântico: O percurso circular, de 5,7 km, inicia-se na margem esquerda do rio Cávado, desenrolando-se pelo Parque Natural do Litoral Norte, na freguesia de Fão.

Museu Marítimo de Esposende: Presta homenagem aos homens e mulheres inscritos nesta delegação marítima e conta uma história significativa deste concelho, desde a construção naval à pesca. Av. Eng. Eduardo Arantes e Oliveira > T. 253 142 317
Pastelaria Clarinhas: Guarda desde 1947 a patente dos famosos pastéis com o mesmo nome, recheados de doce de chila. R. Azevedo Coutinho, 29, Fão > T. 253 982 147
Castro de São Lourenço: Castro originário da Idade do Ferro, em Vila Chã, com um conjunto habitacional reconstituído e um centro interpretativo para contextualizar este e outros achados arqueológicos do concelho