Os tetos em reboco, as janelas bordadas a pedra, as paredes de azulejos azuis e brancos e a escadaria majestosa ajudam a contar a história deste palacete, edificado no século XVIII, em 1747, que foi residência de João Frederico Ludovice, arquiteto do rei D. João V e responsável pelo Convento de Mafra. Defronte do Elevador da Glória e do Miradouro de São Pedro de Alcântara, o edifício sobrevivente ao terramoto de 1755 foi transformado em hotel de luxo pelo arquiteto Miguel Câncio Martins, depois de quase três anos de obras.
O Palácio Ludovice Wine Experience Hotel conta com 61 quartos e suítes, ora com vista para o jardim vertical ora para Lisboa e o seu casario. Das sete tipologias, que se distinguem pelas cores (bege, azul, rosa e verde-água), o arquiteto Câncio Martins destaca um dos quartos clássicos, que ocupa uma antiga cozinha de serviço, e onde ainda se veem vestígios de uma pia, lareira e chaminé. Também a suíte Prestige, virada para o miradouro, impressiona quer pela dimensão generosa quer pela decoração sóbria.
Há vários recantos neste hotel de cinco estrelas que merecem uma visita. Um deles é o bar de cocktails clássicos e de autor, com entrada independente, o outro é o day spa da marca francesa Caudalie, na porta ao lado, onde é possível fazer tratamentos faciais e corporais baseados na vinoterapia. Numa sala contígua, fica a loja do Instituto do Vinho do Porto, dedicado à promoção dos vinhos produzidos no Douro.
Aliás, no Palácio Ludovice, o vinho faz-se notar desde o momento do check-in, com a oferta de um copo de Porto, até à saída. Durante a estada, é possível pedir o menu de vinhos no quarto, com referências desde o Douro ao Algarve, bem como fazer uma prova no bar ou no restaurante Federico, que ocupa o antigo claustro debaixo de uma claraboia, decorado com um jardim vertical e candeeiros que parecem suspensos no céu. Na ementa, criada pelo chefe de cozinha Ricardo Simões, dedicada aos sabores portugueses e franceses, destaca-se a chanfana, à moda de Coimbra, com puré de batata trufado e espuma de grelos, e o bacalhau confitado, grão, pezinhos de coentrada e coentros.
Neste hotel, a identidade do passado convive tranquilamente com a vida moderna e agitada. Apetece, simplesmente, ficar aqui a contemplar a vista e a desfrutar de um cocktail da carta.
Quatro curiosidades sobre o Palácio Ludovice
- No final das escavações foi encontrado um dos esqueletos mais antigos de Lisboa, com cerca de 5 mil anos.
- O palácio resistiu ao terramoto de 1755 e tornou-se uma inspiração para os edifícios pombalinos.
- No passado, o edifício acolheu uma escola, uma esquadra de polícia, o instituto português dedicado ao cinema, a Embaixada da Rússia e o Solar do Vinho do Porto, do qual se mantém uma loja.
- Dentro do palacete, há ainda uma capela com símbolos maçónicos e inscrições hebraicas.
Palácio Ludovice Wine Experience Hotel > R. de São Pedro de Alcântara, 39-49, Lisboa > T. 21 151 3850 > a partir €220 (quartos) e €420 (suítes)