Tem tudo que ver com a infância, este lugar aberto em abril passado, em Cinfães do Douro. É uma espécie de aldeia dentro da aldeia – neste caso, a de Tarouquela –, que leva o nome da filha do proprietário, Pedro Bernardes. “Os amigos da minha filha Margarida [hoje com 10 anos] diziam-lhe que iam para a aldeia ao fim de semana, e ela chegava triste a casa, queixando-se de não ter uma. Na altura, prometi-lhe que ainda teria uma aldeia para ela”, conta Pedro, entre sorrisos. E assim foi.
O turismo Aldeia da Margarida é o sonho da filha mas também do pai, porque já há muito que Pedro, 45 anos, pretendia “desacelerar” e mudar de vida (deixou o cargo de gestor de uma empresa de cosmética). Também ele desejava voltar às raízes, aos lugares que lhe lembrassem os dias de verão passados em casa dos avós que viviam não muito longe dali, em Castelo de Paiva. Junto às margens do rio Paiva, em Cinfães, acabaria por encontrar um terreno com seis mil metros quadrados e três casas de pedra, entretanto reabilitadas, acolhendo agora oito quartos, entre duplos, suítes e um T0, todos com nomes de frutos e flores, e um restaurante.
Aqui, a tranquilidade é a que mais ordena. Não há internet (fica o aviso), mas entre a visita à quinta de animais (cabras-anãs, ovelhas, galinhas, patos e um pavão), passeios entre choupos, castanheiros e laranjeiras e mergulhos na piscina, não sobrará tempo para sentir falta da tecnologia. E ainda nem escrevemos sobre a horta biológica, a mina de água com peixes de várias cores e os piqueniques na relva. Além disso, ali bem perto, pode refrescar-se na praia fluvial de Espadanedo, visitar monumentos que integram a Rota do Românico, como a igreja de Santa Maria Maior de Tarouquela ou, mais adiante, percorrer os Passadiços do Paiva e a serra do Montemuro. Como se vê, há muito para ocupar o tempo nesta Aldeia da [pequena] Margarida.
O restaurante serve refeições ligeiras, ao almoço, e pratos de carne arouquesa, bacalhau ou polvo, ao jantar. Os legumes, alguma fruta (como o maracujá e a laranja) e os ovos vêm da quinta e da horta biológica.
Aldeia da Margarida > R. Sobrado de Baixo, 170, Tarouquela, Cinfães do Douro > T. 91 116 9517 > a partir €80 (mínimo duas noites)