Nesta época do ano, mês dos Santos Populares e de início das férias de verão, o The Yeatman Hotel teria, provavelmente, os seus 109 quartos e suítes completamente esgotados. Mas nesta sexta, 5 de junho, o hotel que comemora este ano o seu décimo aniversário, reabriu apenas com cinco dos quartos ocupados e a expetativa de dias melhores. “Este ano, não começou como esperávamos, mas estamos, com resiliência, a adaptar-nos às circunstâncias. Temos uma previsão otimista, ainda que realista, para os meses de verão”, garante Jan-Erik Ringertz, o diretor do hotel, que prevê uma maior procura do mercado nacional nos próximos tempos. Embora aguarde o regresso dos turistas estrangeiros, depois da retoma das ligações aéreas e da reabertura das fronteiras.
Aos critérios de higiene e segurança recomendados pela Direção-Geral de Saúde para a hotelaria, o hotel vínico, que tem vindo a acumular prémios ao longo dos anos, aos quais se junta um restaurante com duas Estrelas Michelin, acrescentou “medidas complementares que reforçam a garantia de segurança e comodidade”, acrescenta Jan-Erik Ringertz.
Com o selo Clean & Safe, atribuído pelo Turismo de Portugal, quem aqui dormir encontrará novas dinâmicas de funcionamento: além de álcool-gel em todo o hotel e um acrílico na receção, o cartão/chave dos quartos é entregue com uma proteção de plástico e os quartos mantêm-se vazios durante 24 horas (entre a saída e a entrada dos hóspedes), para que seja feita uma desinfeção profunda. Lá dentro, o cliente encontrará uma série de objetos selados: desde o diretório com as informações sobre o hotel a copos, chinelos, roupão e minibar.
Na piscina exterior – com vista privilegiada sobre o rio Douro e o Porto –, as toalhas, colocadas nas espreguiçadeiras, encontram-se envolvidas num plástico higienizado. Os espaços exteriores são ainda desinfetados diariamente com água eletrolisada, evitando o uso de químicos.
Uma das novidades da reabertura do hotel, é um barbecue no terraço do Dick’s Bar & Bistrô, que, a partir do dia 11, servirá carnes na grelha, mariscos e sushi à la carte, de quinta a sábado, ao pôr do sol (19h-21h), e domingo, ao almoço (12h-15h).
No Restaurante Gastronómico, chefiado por Ricardo Costa, reaberto a 29 de maio, reduziu-se para metade a ocupação da sala, onde se serve uma ementa de autor inspirada nas memórias e nos produtos portugueses. Talheres, copos e guardanapos chegam à mesa devidamente acondicionado, depois de uma lavagem a 80/90 graus, aboliram-se os pratos de partilha, bem como os menus em papel, sendo agora disponibilizados de forma digital, através de QR code.
Para a reabertura, o hotel lançou uma série de programas, como o Porto Experience (três noites) que inclui visita às caves Taylor’s, refeição no Barão Fladgate, descontos em alguns tratamentos do spa e um jantar no Dick’s Bar & Bistrô, com pratos assinados pelo chefe Ricardo Costa. Para uma escapadinha de fim de semana, o The Yeatman sugere um programa de uma noite, com jantar no Restaurante Gastronómico (2 Estrelas Michelin), onde o chefe de cozinha celebra os 10 anos do restaurante com um menu que serve as tradições do mar e da costa portuguesa à mesa. Até ao final deste mês, pode aproveitar o Programa de Primavera, de duas noites, e, a partir de julho, o Programa de Verão, a pensar nas famílias com crianças.
The Yeatman Hotel > R. do Choupelo, Vila Nova de Gaia > T. 22 013 3100 > www.the-yeatman-hotel.com/pt/