Até que nem correu mal (digo eu), a aula de golfe. Alguns exercícios para aquecer músculos e articulações, que o segredo está no swing, o movimento que ensaia a tacada. Sim, houve bolas falhadas e “cavadelas” na relva do driving range (campo de prática). Mas valeu a manhã passada, rodeada de verde e pinheiros mansos, e salva – diga-se –, pela imensa dose de paciência de António Barros, o professor com mais de 20 anos de experiência que me acompanhou.
O Oitavos Dunes, o único campo de golfe em Portugal a constar no top 100 da Golf Magazine – que avalia 603 clubes, de 58 países –, é um dos “trunfos” do The Oitavos, o hotel de cinco estrelas dentro da Quinta da Marinha, entre Cascais e o Guincho. Não se julgue, no entanto, que os blazers ou os polos e camisolas da Pringle of Scotland sejam a vestimenta que mais se vê por aqui. O ambiente é descontraído e nada tem a ver com os tradicionais hotéis de golfe.
Construído em 2010, é arquitetura moderna que aqui se encontra, com um edifício em forma de Y envidraçado, aberto a tudo o que está à volta: o mar, o céu, as dunas de areia salpicadas de vegetação rasteira e florezinhas roxas. Lá dentro, muita luz. E espaços amplos: dos quartos (no mínimo, 40 metros quadrados, que depois nos lofts, suites e numa vila privada são sempre a subir) ao grande “corredor” que nos leva ao terraço, para daí descermos à piscina de água salgada aquecida. Para quem não gosta de estar parado, há atividades suficientes à disposição: passeios a cavalo e de bicicleta, ténis, aulas de surf, ioga, pilates e uma mesa de snooker. No The Spa, entra-se em modo relaxamento, seja com uma massagem com pedras quentes, uma esfoliação com sal marinho e óleos essenciais ou uma sessão de sauna. Sempre de olhos postos na paisagem, já se sabe.
A descrição não ficaria completa sem falar dos quatro restaurantes: o mais informal Ipsylon Restaurante & Bar, onde a cozinha tradicional portuguesa se funde, à mesa, com a francesa; o Japanese Bar, aberto apenas à sexta-feira e sábado; o Atlântico Pool Bar, todos os dias de apoio à piscina, a oferecer saladas, pastas, tapas e uma variedade de sumos naturais e cocktails; e o mais frequentado pelos golfistas, o Verbasco, no Clubhouse, com o seu belo varandim em madeira. Para conhecer o chefe francês Cyril Devilliers, que supervisiona todas as cozinhas, é fazer reserva na Chef’s Table (€70/pessoa), com um menu preparado de acordo com o gosto de cada um e ingredientes da época. Et voilá!
The Oitavos Hotel > Estr. do Guincho, Quinta da Marinha, Cascais > T. 21 486 0020 > €320 (quarto duplo, em época alta, com pequeno-almoço)