
Francisco T. Santos
Para quem não levar indicações corretas, chegar à Casa dos Castelejos pode transformar-se numa aventura. Tome nota, começando na A2 para o Algarve: siga pela saída 12 para Castro Verde, direção Almodôvar, pela EN2; cerca de um quilómetro depois de Castro Verde, vire à esquerda em direção a Santa Bárbara dos Padrões. Percorridos 19 quilómetros, estará em Monte do Guerreiro. É na extremidade sul desta aldeia que se encontra a Casa dos Castelejos, uma charmosa casa de campo, situada na parte mais alta de uma propriedade com mais de 400 hectares, por isso um miradouro para uma planície a perder de vista.
Na verdade, os Castelejos são três casas e não têm a disposição habitual de um turismo com estas características. Não existem muros a separar-nos dos vizinhos, estamos completamente integrados na aldeia, no fim de uma rua. Também não há receção tradicional: as boas-vindas são dadas informalmente, à boa maneira alentejana, por Cremilde Brito Paes, amável anfitriã. Com a inauguração do terceiro edifício, mais contemporâneo, ficam disponíveis nove quartos, três nesta nova zona, onde existe uma sala de grandes vidraças, um dos locais onde é servido o delicioso pequeno-almoço com produtos da região, e uma lareira para os dias frios. Cremilde tem recebido turistas de várias partes do globo.
“Já tivemos uma bióloga ‘à procura de aranhas’, fotógrafos de natureza e observadores de aves”, conta. O birdwatching é apenas uma das atividades disponíveis, entre passeios a cavalo e de bicicleta, visitas a coudelarias e ganadarias, provas de vinho, caça, piqueniques e workshops de pão. Quem preferir menos atividade, tem sempre a piscina à disposição.
Casa dos Castelejos > S. Marcos da Ataboeira, Monte do Guerreiro, Castro Verde > T. 96 948 9844/ 96 329 2617 > a partir de €65