Duas faces da mesma moeda, dois pratos da balança ou os opostos atraem-se são expressões populares que traduzem a associação – e um certo fascínio – entre uma coisa e o seu contrário. Este mapa animado é a versão geográfica desse conceito: numa fração de segundos mostra-nos a localização exatamente contrária à nossa no planeta.
Para ficar a conhecer os antípodas do local onde se encontra, basta inserir a morada (ou o nome de uma localidade) no campo para o efeito que aparece no topo da página. De imediato surge a resposta no mapa do lado direito.
É sabido, de uma forma genérica, que Portugal está situado nos antípodas da Nova Zelândia, mas se construíssemos um túnel a direito até ao lado contrário da Terra, como a animação sugere, não seria igual fazê-lo a partir de Lisboa, de Bragança ou da Ilha do Corvo, nos Açores. Experimente e veja “onde vai parar”. Se tiver crianças, pode ser uma oportunidade divertida para explicar o conceito de antípodas e antecipar-se às aulas de geografia. Dois exemplos: Seul, na Coreia do Sul, tem o seu “oposto” não muito longe de Montevideu, no Uruguai; e Bogotá, na Colômbia, praticamente “casa” com Jacarta, na Indonésia.