Quando Sara Szerszunowicz, artista polaca residente em Portugal, mostrou a Ana Lorena Ramalho, editora de livros infantis, uma revista ilustrada para crianças que ela trouxera da Polónia, ambas perceberam que queriam fazer algo semelhante em Portugal. A Dois Pontos quer pôr as crianças a experimentar a realidade que as rodeia. O projeto alia a curiosidade infantil ao desejo de ser tratado como gente grande. Natureza, política, saúde mental, arte ou a questão dos refugiados, a revista aborda temas que as crianças querem descobrir, sem as infantilizar. Em cada artigo são ainda lançadas propostas práticas para questionar e experimentar o mundo ao seu redor.
Cada número da publicação independente, direcionada para crianças dos 7 aos 11 anos, tem um tema central e um ilustrador convidado que, juntamente com Sara, diretora de arte do projeto, ilustra a maior parte da revista. O resultado é um objeto colecionável, com uma grande atenção ao pormenor, no qual histórias, receitas e jogos convivem em páginas de papel reciclado. Cada artigo vem acompanhado de desafios que podem ser postos em prática com amigos, professores ou família.
“O objetivo não é negar a tecnologia, mas propor uma alternativa, em que as crianças podem estar entretidas, sem estarem online”, explica Ana, responsável editorial. No primeiro número, por exemplo, há um artigo sobre política, no qual, além de aprenderem as origens e o funcionamento de um parlamento, as crianças são desafiadas a criar a própria assembleia e a debater questões como o bullying ou o desperdício em casa. No site do projeto, pais e professores encontram material de apoio e podem discutir os conteúdos da publicação, na perspectiva do educador.
Sara e Ana querem, ainda, ter atividades relacionadas com os conteúdos abordados na revista, em escolas, bibliotecas e museus, nos três meses que separam um número do seguinte. No primeiro número (€6) há curiosidades divertidas sobre políticos, uma entrevista a um humorista e histórias bizarras mas reais. Haverá também o relato de um menino sobre a vida de uma criança na Polónia e artigos sobre expressão emocional e artística.
Dedicado à diversão, o primeiro número da Dois Pontos, recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, é lançado neste domingo, 19, na Livraria da Travessa, no Príncipe Real, em Lisboa
Dois Pontos > à venda em www.revistadoispontos.pt, na Livraria da Travessa, Ler Devagar, It’s a Book e Baobá, em Lisboa; Fonte de Letras, em Évora; Faz de Conto, em Coimbra, e A das Artes, em Sines > €6