Quando o projeto começou, um grupo de designers de joalharia foi desafiado a criar peças inspiradas nos pormenores arquitetónicos da Casa Rolão, em Braga, onde a iD Concept Store está instalada. Poucas joias restaram, tal foi a aceitação da iniciativa, uma das que o casal Luísa e Jorge Queirós pretende continuar a promover, valorizando os criadores e o saber fazer português. “Sentíamos falta do Portugal autêntico, de um saber ancestral conjugado com um toque de modernidade”, diz Jorge Queirós. Os 35 anos ligados à indústria têxtil refletem-se na exigência quanto à qualidade dos produtos à venda na loja bracarense, inaugurada em finais de setembro. “Só entram peças com as quais nos identifiquemos, com alma e história, não nos interessam as vendas massivas”, sublinha.
Ocuparam e restauraram parte do primeiro piso do edifício classificado do séc. XVIII (onde estão outras lojas, nomeadamente a livraria Centésima Página), com a fachada em estilo barroco, desenhado pelo arquiteto André Soares, onde a família Rolão se dedicava ao comércio de sedas (acolheu mais recentemente os ensaios dos Mão Morta e a redação do Diário do Minho). “É uma casa com muita história, onde o nosso projeto fazia sentido”, defende Jorge Queirós.
A oferta divide-se em quatro grandes setores: moda, decoração, joalharia e arte. Tanto existem peças de designers experientes (veja–se, na moda, Luís Buchinho ou Elsa Barreto), como de jovens criadores (é o caso de Carla Pontes). Nos armários do corredor de acesso às salas principais, está reunida a maioria da cerâmica (Oficina da Formiga, Lagrima Studio, Costa Nova e muitas mais), mostrando a riqueza desta indústria em Portugal.
De resto, podem-se ver produtos em burel (da Marita Moreno e da Mariela Dias), mantas e estolas em pura lã (da CHIcoração), peças de design ou de arte (como as do arquiteto Carvalho da Silva ou as do escultor Alberto Vieira). E tudo se parece complementar aqui.
iD Concept Store > Casa Rolão > Av. Central, 118-120, Braga > T. 92 571 2194 > seg 14h30-20h, ter-sáb 10h30-20h