O dia 6 de dezembro é a data escolhida para um jantar solidário cujas receitas revertem a favor da comunidade de Valência.
Foi há um mês, a 29 de outubro, que a tempestade DANA deixou devastada a região espanhola. Nessa altura, o chefe de cozinha Vasco Coelho Santos (Euskalduna Studio, Porto) apressou-se a telefonar a vários amigos e colegas de profissão na comunidade valenciana.
“Liguei ao Carito Lourenço [chefe do restaurante Fierro, em Valência], com quem tinha cozinhado em fevereiro de 2020 antes da pandemia, e a Begoña Rodrigo [La Salita, também em Valência], para saber como estavam as coisas e como poderíamos ajudar. Disseram-me que a recuperação da tempestade iria ser mais difícil do que o pós-Covid. Isso assustou-me e, desde aí, fui acompanhando a situação”, conta-nos.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2024/11/241127_EuskaldunaXGI-720x1080.jpg)
Dias depois, Vasco Coelho Santos acabaria por saber que Begoña Rodrigo e os chefes de cozinha valencianos Ricard Camarena (restaurante homónimo, duas Estrelas Michelin) e Quique Dacosta (três Estrelas Michelin) estavam a organizar a iniciativa “Desde Valência para Valência”, na qual desafiavam cozinheiros de todo o mundo na angariação de fundos para a ajudar na recuperação da comunidade valenciana.
Os jantares solidários vão decorrer um pouco por todo o mundo no próximo dia 13 de dezembro, com chefes como Joan Roca e Eneko Atxa (Espanha), Alain Ducasse (França), René Redzepi e Rasmus Munk (Dinamarca), Massimo Bottura (Itália), Gastón Acurio (Peru), Alex Atala (Brasil), ou Leonor Espinosa (Colômbia). Vasco Coelho Santos antecipou o jantar no Porto para o dia 6, uma sexta-feira, no restaurante Composto do Hotel Hilton Porto Gaia, assinalando ao mesmo tempo o oitavo aniversário do seu Euskalduna Studio (uma Estrela Michelin).
Paella e ollo na ementa
Para este jantar solidário (€95), cujas receitas revertem totalmente a favor de Valência, Vasco Coelho Santos desafiou mais nove colegas de profissão do Porto e não só: Marco Gomes (Oficina, Porto), Renata Coelho (Adega São Nicolau, Porto), Rafaela Louzada (Rafa Louzada, Time Out Market Porto), Lídia Brás (Stramuntana, Vila Nova de Gaia), Aurora Goy (Apego, Porto), João Pupo Lameiras (RO, Porto), António Queiroz Pinto (Taberna Lura, Baião), e os anfitriões do hotel, Ilídio Barbosa (chefe de cozinha) e Bruno Rocha (responsável pela cozinha do grupo Highgate Portugal).
O jantar volante, limitado a 120/130 pessoas, terá um prato confecionado por cada chefe, alguns inspirados na cozinha de Valência, como a paella (por Rafaela Louzada) ou a olla valenciana (cozido) que António Queiroz Pinto vai preparar com enchidos da região do Tâmega, Douro e Trás-os-Montes. Vasco Coelho Santos irá servir um prato vegetariano de brócolos que tem na carta do Euskalduna, e a Adega de São Nicolau levará o seu conhecido quindim para sobremesa.
“A ideia é que seja um evento informal, de pé, volante. Cada chefe vai doar o seu prato, o Hilton empresta o espaço e a logística de serviço, os produtores oferecem o vinho… Com o esforço de todos vamos conseguir doar quase dez mil euros a Valência”, estima Vasco Coelho Santos.
Quem não puder ir ao jantar, saiba que a iniciativa Desde Valência para Valência continua aberta a donativos para ajudar as populações devastadas pela tempestade Dana.
Desde Valência para Valência > Composto, Hotel Hilton Porto Gaia, R. Serpa Pinto, 124, Vila Nova de Gaia > 6 dez, sex 19h30 > €95 > reservas e donativos em desdevalenciaparavalencia.com/producto/porto