Ingredientes
4 postas de bacalhau (lombo)
1 fio generoso de azeite
1/2 cebola descascada e picada
3 dentes de alho descascados e picados
1 molho de nabiças ou grelos de nabo
Para a farofa de pão de milho (broa)
Miolo de 4 fatias de broa com dois dias
1 molho de coentros frescos
2 dentes de alho descascados
Azeite q.b.
Ovos (1 por pessoa)
Sal, pimenta-preta e pimenta-branca moídas na altura q.b.
Preparação
Comece por preparar a marinada para o bacalhau. Numa frigideira, derreta a manteiga e junte as ervas aromáticas para peixe. Coloque numa assadeira os filetes de bacalhau e regue-os com a manteiga temperada. Tempere com sal (se achar necessário, uma vez que a manteiga usada já leva sal) e pimenta-preta moída. Tape a assadeira com película aderente e deixe o bacalhau marinar.
Numa frigideira, aqueça um bom fio de azeite (cerca de quatro colheres de sopa). Junte a cebola e o alho e deixe dourar. Acrescente o alho-francês e deixe ganhar gosto.
Adicione o grão-de-bico e deixe cozinhar um pouco para que o grão ganhe sabor (o grão-de-bico já entra no refogado previamente cozido). Por último, junte os espinafres baby e continue a cozinhar para que os espinafres murchem. Tempere com sal e com pimenta-preta moída na altura.
Junte um pouco de caldo de legumes e esmague todo este preparado. Queremos obter uma esmagada de grão-de-bico e espinafres.
Disponha a esmagada de grão-de-bico numa assadeira, espalhe por cima queijo da ilha ralado e misture levemente. Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC até dourar e o queijo derreter.
Os filetes de bacalhau são, entretanto, levados ao forno na assadeira onde marinaram para que cozinhem na própria marinada. Devem ficar macios, mas suculentos.
Polvilhe a esmagada de grão-de-bico gratinada com coentros frescos picados e por cima coloque os filetes de
bacalhau. Está pronto a servir.
Tome nota A água da cozedura do bacalhau pode ser guardada para preparar outras receitas. Para abrir as cavidades na farofa de pão de milho poderá usar uma concha de cozinha.
Que o apresentador Manuel Luís Goucha é um doceiro de mão-cheia, já muitos leitores devem saber, mas lá em casa quem manda na cozinha é Rui Oliveira. Agora, juntos, lançaram o livro À Moda do Rui (Contraponto, 160 págs., €19,90), que reúne cerca de 60 receitas práticas e de preparação simples pensadas para todos os dias. Desde sopas a pratos de peixe e de carne, não esquecendo as sobremesas, entre elas o clafoutis e o tiramisú de limão, dois clássicos da doçaria francesa.