“Esta combinação de peixe, funcho, pinhões, passas e alcaparras provém diretamente das cozinhas da Sicília, onde aperfeiçoaram a arte de equilibrar ingredientes de travos adocicados, acidulados e salgados. Este é um daqueles pratos cujo paladar único revela ser muito mais do que a soma das suas partes e que é igualmente muito fácil de fazer. Peça na peixaria para escalarem as sardinhas, ou, se não conseguir, opte por filetes de sardinha.” Gordon Ramsay
Ingredientes (para 4 pessoas)
3 c. de sopa de passas
1 pitada de filamentos de açafrão
85 ml de vinho branco seco
8 filetes de sardinha
1 c. de chá de malaguetas em flocos
1 c. de chá de sementes de funcho
2 c. de sopa de azeite, mais um pouco para regar
3 c. de sopa de pinhões
3 filetes de anchovas
500 g de massa linguine fresca
1 punhado pequeno de salsa
3 c. de sopa de alcaparras baby
Raspa de 1 limão
Sal marinho
Preparação
1. Coloque as passas e o açafrão numa tigela pequena, adicione o vinho e deixe a demolhar.
2. Encha uma chaleira com água e leve-a a ferver. Verta a água numa caçarola, tempere com sal e volte a levar a água a ferver.
3. Coloque uma frigideira em lume forte. Tempere as sardinhas com sal, as malaguetas em flocos e as sementes de funcho, coloque-as na frigideira quente, com a pele virada para baixo, e deixe cozinhar durante 30 segundos.
4. Com cuidado, adicione um fio de azeite, seguido dos pinhões, e deixe cozinhar, até estarem tostados. Adicione as anchovas, desfazendo-as com uma colher de pau.
5. Coloque o linguine na caçarola com a água a ferver. Mexa para separar a massa e deixe cozer durante 2 minutos, ou de acordo com as instruções da embalagem.
6. Pique grosseiramente a salsa e adicione-a à frigideira com as sardinhas, juntamente com as alcaparras, a raspa do limão e o conteúdo da tigela com o vinho.
7. Escorra a massa, coloque-a numa tigela grande com a mistura das sardinhas e envolva muito bem. Regue com um fio de azeite e sirva com pão ralado crocante aromatizado com funcho, se gostar.
O novo livro de Gordon Ramsay, Ramsay em 10 Minutos (Porto Editora, 256 págs., €25,50), é o resultado de um desafio lançado a outros chefes para o seu canal de YouTube, durante o confinamento: quem seria capaz de confecionar pratos clássicos em dez minutos. O livro reúne 100 receitas, a partir do zero, em sete capítulos: dos ovos e queijo às refeições veganas. “Para mim, o importante não é se demora 10, 12 ou 15 minutos a cozinhar estas receitas, mas sim partilhar os meus 25 anos de conhecimento e de experiência, para que todos se sintam cozinheiros mais confiantes”, diz o chefe de cozinha a viver em Inglaterra, onde mantém um restaurante com 3 Estrelas Michelin.