Ingredientes (6 doses, 50 minutos)
1 kg de coelho em pedaços (sem cabeça)
1 malagueta vermelha pequena
500 g de marmelos
60 g de talo de aipo
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de pimentão-doce
1 folha de louro
100 ml de vinho branco
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola-roxa (130 g)
2 dentes de alho
2 cenouras (300 g)
6 colheres de sopa de polpa de tomate com alho e cebola
+/- 100 ml de água
300 g de batata-doce em cubos
50 g de azeitonas pretas descaroçadas
2 colheres de sopa de salsa picada
Preparação
Tempere o coelho com o sal, a malagueta limpa de sementes, e cortada em pedaços, e o pimentão. Junte a folha de louro e o vinho branco, misture e deixe marinar, de preferência de um dia para o outro.
Pele os marmelos, limpe-os de caroços, corte-os em gomos e salteie num tacho com metade do azeite quente até estarem dourados, mas ainda firmes. Retire e reserve. Deite o restante azeite no tacho, deixe aquecer e adicione o coelho escorrido (reserve o líquido), cozinhando em lume forte até estar dourado.
Adicione a cebola em gomos, os dentes de alho esborrachados, a cenoura e o aipo em rodelas. Reduza o lume, junte o líquido da marinada, a polpa de tomate e a água a ferver. Tape e cozinhe suavemente cerca de 20 minutos.
Junte as batatas ao cozinhado. Tape e cozinhe mais 15 minutos ou até as batatas estarem tenras (junte mais água se necessário). Adicione os marmelos e as azeitonas e ferva mais 2-3 minutos. Na hora de servir, salpique com a salsa.
O livro “Quatro Estações – À mesa com o Pingo Doce” inclui 150 receitas (e dicas), com fruta e legumes, nacionais e de cada estação, no pico das suas propriedades e quando trazem mais benefícios para a saúde. Pode ser obtido gratuitamente através da coleção de 12 selos (até 29 de novembro, por cada €25 em compras, é atribuído um selo).