Ingredientes (4 doses)
800 g de lombo de porco (carne gorda na receita original)
400 g de batatas (800 g na receita original)
400 g de amêijoas
60 g de picles
12 g de alho
150 ml de vinho branco (300 ml na receita original)
30 ml de azeite (50 ml na receita original)
26 g de massa de pimentão
Azeitonas pretas q.b.
Coentros picados q.b.
Flor de sal q.b. Pimenta q.b.
Preparação
1. Cortar a carne em cubos e temperar com os dentes de alho picados, o vinho branco, a massa de pimentão, o sal e a pimenta.
2. Deixar marinar durante 20 minutos e depois es[1]correr a carne (reservar a marinada).
3. Descascar as batatas, cortar em cubos, temperar com um fio de azeite e sal e levar ao forno a 250 °C por 15 minutos (fritas em óleo na receita original).
4. Aquecer o azeite num tacho, juntar a carne e saltear.
5. Adicionar as amêijoas, regar com a marinada e deixar cozinhar até a carne ficar dourada, mas com molho (se necessário, regar com um pouco de água).
6. Juntar as batatas, os picles e as azeitonas pretas, envolver bem e polvilhar com coentros picados.
Dica: Para enriquecer o sabor final da carne, pode juntar ervas aromáticas à marinada, como por exemplo salsa, tomilho ou alecrim.
O livro “Tradicional e Saudável” (Marcador, 80 págs., €16,90), da autoria do nutricionista João Rodrigues e dos chefes de cozinha Rui Paula (restaurantes DOC, DOP e Casa de Chá da Boa Nova, duas estrelas Michelin) e Catarina Correia (chefe de cozinha da Casa de Chá da Boa Nova), recria receitas da cozinha tradicional portuguesa conferindo-lhes um valor mais nutritivo. Trata-se de “dar um cunho mais atual a pratos que fazem parte da vida dos portugueses há muitas gerações, ao nível dos sabores, texturas, combinações e porções, com o objetivo nítido de os tornar mais ajustados ao estilo de vida atual, mas sem nunca colocar em causa a sua identidade/autenticidade”.