“Como cozinheiro, o melhor elogio que podem fazer é dizer-me que a sua família adora uma das minhas receitas. Ainda melhor se fizerem essa receita todas as semanas. No entanto, o auge é quando essa pessoa é um dos meus heróis gastronómicos. Assim é com o molho cremoso desta receita de frango com manteiga indiana, que constou com a sua versão carnívora nos meus livros de receitas anteriores. Afinal de contas, é tão delicioso como uma versão vegetariana com abóbora assada, aipo-rábano assado ou mesmo cogumelos, pois combinam tão bem nesta receita. Adicione uma gota de fumo líquido ao caril como homenagem ao património de mercado deste prato”. Matt Preston
Ingredientes
Para 4 pessoas
Preparação: 20 minutos; Cozedura: 40 minutos
1 kg de tomates muito maduros, grosseiramente picados
1 cebola roxa grande, picada
60 g de manteiga
550 g de cogumelos portobello, cortados em fatias de 1 cm de grossura
1 colher de sopa de azeite
5 vagens de cardamomo verde, esmagadas
3 grandes dentes de alho, esmagados
1 pedaço de gengibre com 3 cm, descascado e finamente ralado (vai precisar de cerca de 2 colheres de sopa)
1 colher de chá de coentros secos moídos
½ colher de chá de macis moído
2 colheres de sopa de polpa de tomate
¼ de colher de chá de piripíri em pó
90 g (1/3 de chávena) de iogurte natural espesso
1 colher de sopa de açúcar branco
1 colher de chá de garam masala
Sal marinho
100 ml de natas líquidas
Caules de ¼ de molho de coentros, finamente picados, para servir
1 malagueta verde, sem sementes e finamente picada, para servir
Arroz cozido a vapor, para servir
Preparação
1. Numa frigideira grande, refogue o tomate com a cebola em lume médio, mexendo ocasionalmente, durante 20 minutos, ou até o tomate ficar grosso e o líquido ter reduzido. Transfira a mistura para um jarro e com uma varinha mágica triture até obter uma pasta macia. Por levas, coe este molho de tomate para um frasco, calcando com as costas de uma colher para espremer a mistura pela rede do coador. Deite fora o que ficar retido pela rede do coador.
2. Enquanto o tomate está a guisar, noutra frigideira grande, derreta 20 g de manteiga em lume médio-forte, e refogue um terço dos cogumelos durante 3-5 minutos de cada lado ou até dourarem. Transfira para uma taça. Repita o processo em mais 2 levas com a restante manteiga e cogumelos.
3. Limpe a frigideira, depois deite o azeite e aqueça em lume médio-forte. Adicione as vagens de cardamomo, o alho, o gengibre, os coentros moídos e o macis e refogue durante 1-2 minutos, ou até ficar aromático.
4. Junte a mistura de tomate, a polpa de tomate e o piripíri em pó às especiarias e mexa para misturar. Retire do lume e incorpore o iogurte e o açúcar. Leve novamente a lume brando e coza lentamente (para o iogurte não talhar), mexendo frequentemente, durante cerca de 10 minutos, ou até o molho engrossar ligeiramente.
5. Reserve cerca de oito fatias de cogumelos, depois adicione as restantes ao molho, juntamente com a garam masala e o sal a gosto. Cozinhe, mexendo, durante 5 minutos, ou até ficar bem quente. Prove e acerte o tempero, se necessário. Distribua pelas tigelas rasas, encime com as fatias de cogumelos reservadas e deite as natas por cima. Guarneça com os coentros picados e a malagueta fatiada, espalhados por cima, e sirva com arroz cozido a vapor.
O novo livro de Matt Preston, o popular jurado do MasterChef Austrália, intitulado Mais – Mais Receitas com Mais Vegetais para Mais Alegria (Casa das Letras, 392 págs., €29,99), inclui 120 receitas vegetarianas e veganas, para as quais criou o acrónimo O.C.V.: Obsceno, Chocante, Vegetariano. “Apliquei este termo cativante a pratos que se encontram nestas páginas que são tão decadentes, traquinas e bons que o leitor se questionará sobre o porquê de não ter apanhado a onda vegetariana há mais tempo”, diz o crítico e jornalista gastronómico nascido em Inglaterra, a viver na Austrália desde os anos 90.