Ingredientes
Massa
250 g de farinha de trigo branca
1 chávena de chá de sumo de maçã morno
1 pitada de sal
1 colher de café de vinagre de arroz
3 a 4 colheres de sopa de óleo de coco
Recheio
½ kg de maçãs
2 colheres de sopa de sultanas
Sumo de limão e canela em pó
1 pitada de sal e baunilha
3 colheres de sopa de mel de arroz
Miolo de 2 fatias de pão frito em azeite até ficar crocante
Preparação
Cozinhe as maçãs cortadas em quadradinhos e com uma pitada de sal, mas não em demasia.
Junte as passas, sumo de meio limão, pitada de canela e baunilha. Deixe arrefecer.
Prepare a massa com todos os ingredientes até obter uma bola lisa e elástica. Cubra com uma taça de loiça virada ao contrário e deixe repousar uma hora. Estenda a massa sobre um pano polvilhado com farinha e pincele com um pouco de óleo.
Cubra com o recheio de maçã e o miolo de pão frito. Enrole a massa e coloque num tabuleiro untado com óleo. Volte a pincelar a massa para que fique brilhante. Leve ao forno durante 40 minutos.
Dica da autora: Pode juntar ao recheio fruta seca como alperces ou ameixas, picadinhas. Prove morno com gelado de morango e deixe-se ficar, tranquilamente.
“Tudo o que Comemos Conta” (Lua de Papel, 384 págs., €22), de Geninha Horta Varatojo, diretora do Instituto Macrobiótico de Portugal e uma das principais professoras de macrobiótica do País, é um livro de referência deste tipo de cozinha que surge, agora, numa edição revista e aumentada. Com mais de 100 receitas vegetarianas e veganas, inclui sugestões desde as sopas às sobremesas, passando por bebidas e até remédios caseiros. O livro oferece ferramentas para quem se queira iniciar na cozinha macrobiótica, ou para quem já conhece e se quer aperfeiçoar.