Este ano, devido à pandemia, o Festival do Arroz e da Lampreia, em Montemor-o-Velho, e o programa Março, Mês do Sável, em Vila Franca de Xira, empratam os repastos para serem saboreados em casa.
A lampreia continua a dividir opiniões, mas tem apreciadores fiéis. E para eles, a tradição continuará a cumprir-se à mesa. Assim é com a lampreia do Mondego que volta a unir-se ao arroz carolino da região na 19ª edição do festival gastronómico, que decorre entre esta sexta, 19, e o dia 28, em Montemor-o-Velho. São nove restaurantes que participam na iniciativa, com serviço de takeaway e entregas ao domicílio – entre eles, estão a Casa Arménio, o Escondidinho, o Marinheiro, o Pimpão ou o Refúgio do Paúl.
O menu, com o carolino do Baixo Mondego a servir de anfitrião, contempla o arroz de lampreia, bem como os arrozes de grelos, de pato, malandro ou, para finalizar a refeição, o tradicional arroz-doce. Cumpre-se assim “o sabor da tradição num prato que transborda esperança, futuro e inovação”, lembra a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho. Já o programa digital, acrescenta, será capaz de celebrar, sem sair de casa, “a memória e a riqueza gastronómica de um território inesquecível.”
O festival, que integra A Million Food Stories de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021-2022, reinventa-se também na partilha diária de conteúdos digitais no site e nas redes sociais do município (Facebook, Instagram). À gastronomia, soma-se a divulgação de uma receita por dia, que irá dar origem a um livro de receitas digital (inclui duas sugestões de Tiago Bonito, nascido em Montemor-o-Velho, chefe do restaurante Largo do Paço, em Amarante, com uma Estrela Michelin); o lançamento da Rota do Arroz Carolino e uma exposição sobre o ciclo do arroz, com conteúdos dedicados à pesca da lampreia.
Os mais novos e as famílias serão convidados a “construir memórias” desta festa, através de workshops onde aprendem, por exemplo, a fazer papel de arroz comestível.
Já em Vila Franca de Xira, até final do mês, decorre o programa Março, Mês do Sável, em 14 restaurantes do concelho (Bica do Chinelo, Clube Taurino, Carvão, Forno, Grelha, Sol Nascente, entre outros), a servirem a iguaria em takeaway. O sável frito acompanhado de açorda enriquecida com as suas ovas, é uma das versões mais conhecidas.
Para quem queira reproduzir os pratos, há receitas confecionadas pelo chefe Luís Machado nas redes sociais da autarquia, onde encontrará também o vinho adequado para acompanhar o repasto, a partir de sugestões do enólogo Marco Crespo. Conte com uma receita por semana, sempre com o peixe do rio como ingrediente principal, para seguir em cinco propostas que incluem o sável frito, de escabeche ou em pastel, a sopa de ovas e o arroz de sável. Bom apetite!
Festival do Arroz e da Lampreia > 19-28 mar > Montemor-o-Velho > www.festivalarrozlampreia.pt > Março, Mês do Sável > até final de mar > Vila Franca de Xira > www.facebook.com/camaramunicipalvfx