Ingredientes (para 4 pessoas)
750 g de lombo de salmão alto com pele (inteiro ou às postas)
1 colher de chá de azeite extra virgem
Flor de sal
1 raminho de tomilho fresco
Iogurte grego e cebolinho picado para acompanhar
Preparação:
O segredo é cozinhar o peixe a baixa temperatura, para que fique tenrinho, suculento, hidratado e cozinhado de forma uniforme ao longo de toda a posta – tanto nas entranhas mais profundas, como na superfície mais exposta.
Por isso, pré-aqueça o forno a 135ºC.
Depois, sobre um pirex pincelado com metade do azeite, coloque as postas de salmão com a pele para baixo. Pincele o resto do azeite por cima do peixe e tempere com a flor de sol. Antes de levar ao forno, coloque metade do tomilho por baixo do salmão e outra metade por cima.
Deixe cozinhar durante 15 a 35 minutos, dependendo da grossura do salmão. A grande vantagem deste segredo: enquanto, com a temperatura do forno mais elevada, um minuto a mais pode ser a diferença entre o paraíso e o inferno da secura, com a cozedura a baixa temperatura essa margem é muito maior.
A técnica para perceber quando o peixe está pronto é ir espetando um garfo de servir, com dois dentes, na parte mais alta da peça. Assim que o garfo entrar sem sentir resistência e a pele se separar facilmente, é sinal de que o peixe está pronto. Mesmo que pareça cru e transparente por cima, não se preocupe: está ótimo.
O terceiro livro lançado pelo Casal Mistério reúne as 99 receitas mais lidas no blogue, divididas em sete capítulos – Para nos fazer levantar da cama, Para enganar a fome, Para partilhar com os amigos, Para comer em família, Para levar para o trabalho, Para não engordar, Para a desgraça. O livro As 99 Melhores Receitas do Casal Mistério (Manuscrito, 264 págs, €19,90), inclui ainda 16 receitas que os chefes de cozinha fazem em casa, como Dieter Koshina, Justa Nobre, Ljubomir Stanisic e José Avillez, entre outros.