Ingredientes (para 6 a 8 pessoas)
200 g de grão seco
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
4 dentes de alho com casca
80 ml de sumo de limão espremido no momento
1 colher de chá de flor de sal
150 g de tahini (pasta de sésamo) de boa qualidade
Uma pitada de cominhos ralados
Azeite
Salsa picada
Paprica a gosto
Preparação:
1.Um dos segredos desta receita é deixar o grão submerso em bicarbonato de sódio e água. É isso que vai tornar a pele do grão muitíssimo mais suave do que normalmente é, aumentando o seu pH. Por isso, comece por colocar, numa taça grande, em cima do balcão da cozinha, o grão com uma colher de chá de bicarbonato de sódio e muita água. Deixe assim de um dia para o outro. O grão vai aumentar, quase duplicando o seu volume, por isso ponha bastante água.
2.No dia seguinte, escorra o grão e coloque-o numa panela com a outra colher de chá de bicarbonato de sódio, cobrindo com água dez centímetros acima. Acenda o lume no máximo até levantar fervura, enquanto vai retirando as partículas que sobem à superfície. Baixe o lume para médio, tape a panela e deixe cozer durante uma hora e pouco, até o grão ficar bem tenrinho.
3.Agora, o segundo segredo: para o húmus ficar bem cremoso, o grão tem de ser cozido bastante tempo e ficar mesmo a desfazer-se. Quando estiver pronto, escorra.
4.Enquanto o grão coze, vamos ao terceiro segredo: para ficar com o tal sabor viciante, não descasque os dentes de alho. Coloque-os com casca num processador, ou num robô de cozinha com o sumo de limão e uma colher de chá de flor de sal, e pique tudo até ficar como um puré. Deixe assentar durante dez minutos, para maturar os aromas, e só depois é que vai passar esta mistura por um passador fininho novamente para o processador, pressionando bem para aproveitar o máximo de sumo possível.
5.Deite fora a parte sólida do puré de alho e junte o tahini ao líquido. Enquanto tritura tudo, acrescente 6 centilitros de água gelada. Quando o creme estiver suave, adicione o grão e os cominhos e deixe triturar durante vários minutos.
6.Finalmente, chegámos ao último segredo: tem de triturar o grão durante muito mais tempo do que o habitual. Pare apenas quando tiver atingido o creme aveludado e hipersuave de que lhe falei. Acerte o tempero com mais um pouco de flor de sal, sumo de limão e cominhos. Se gostar, sirva com paprica salpicada por cima, salsa picada e um bom azeite a gosto.
O terceiro livro lançado pela dupla Casal Mistério, “As 99 melhores receitas do Casal Mistério” (editora Manuscrito, 264 págs, €19,90), reúne as 99 receitas mais lidas no blogue. Divididas em sete capítulos – Para nos fazer levantar da cama, Para enganar a fome, Para partilhar com os amigos, Para comer em família, Para levar para o trabalho, Para não engordar, Para a desgraça –, ainda inclui 16 receitas que chefes de cozinha portugueses fazem em casa, como Dieter Koshina, Justa Nobre, Ljubomir Stanisic ou José Avillez, entre outros.