São boas notícias para quem é intolerante ao glúten: agora já pode saborear uma cerveja (de malte de cevada) bem fresquinha. Mas não havia já cervejas sem glúten? Haver, havia, mas tinham um “pequeno” defeito: não são feitas de cevada, pelo que o sabor é bastante diferente da típica cerveja.
Leve e refrescante, a Daura Damm é uma cerveja lager, de cor dourada e aroma frutado, com teor alcoólico de 5,4 por cento. Foi desenvolvida em 2006 pelos mestres cervejeiros da Damm (a fábrica em Barcelona, cujo portfólio inclui a Estrella) e o Conselho Superior de Investigações Científicas espanhol (que pertencente ao Estado) e segue os mesmos passos de produção que uma cerveja dita “normal”. A diferença está na fase de filtragem, na qual a cadeia de glúten é quebrada através de um processo de hidrólise, garantindo-se uma concentração desta proteína inferior a 3 ppm (abaixo dos 20 ppm recomendados nos alimentos destinados a uma alimentação sem glúten).
Depois de colecionar prémios em vários festivais internacionais de cerveja, a Daura Damm está agora à venda nos hipermercados em Portugal. Brinde-se, então.