Quando se entra no novo restaurante Miss Jappa, aberto há duas semanas no jardim do Príncipe Real, em Lisboa, o olhar fixa-se na estante com retratos, antigos e recentes. A história é fictícia, mas merece ser contada: “Tentam recriar os antepassados e a família recente de Miss Jappa, a figura central do restaurante que quer ir um pouco mais além na gastronomia japonesa”, resume Diogo Martorell, o proprietário, que, com a irmã, Joana, gere também a cadeia de restaurantes Go Natural. Em seguida, repara-se nas garrafas de sakê, nos sacos de arroz e nas embalagens de cogumelos shitakê que, por enquanto, servem apenas como decoração. Somos interrompidos pela presença de Anna Lins. O nome não surge ao acaso, há cerca de um ano que ela é a chefe executiva do Go Natural. E, antes disso, já ela e o marido, Paulo Morais, haviam ajudado na carta dos sushi bars do grupo. Anna Lins nunca foi ao Japão, mas isso em nada a impede de ser a única sushi woman portuguesa, certificada pela organização All Japan Sushi Association. Claramente, Anna Lins é a Miss Jappa.
Dos 40 pratos criados inicialmente por Anna Lins, apenas 24 foram incluídos na ementa do Miss Jappa, que promove a partilha e que segue uma ordem. “Começa nos sabores mais leves e frescos, progredindo depois para os mais fortes”, explica a chefe. No momento do pedido, o cliente pode guiar-se pelos cinco momentos presentes na lista. Na secção Japonese Junk Food, destaca-se a entrada Quantos Queres, composta por ervilhas wasabi, chips de nori, chips de camarão e amendoim com caramelo de miso. A segunda categoria, a Old Timers, inclui sopa miso com cogumelos shitakê. Segue-se a Atarashi (“novo”, em japonês). “Aqui uso produtos e métodos tradicionais dando uma apresentação mais atual”, diz Anna Lins. Na secção Do Sushi Bar, a oferta inclui seis sugestões de sushi. Por fim, a última categoria: Quentes e ao cachaço de porco preto com molho de soja, mirin e gengibre. “É uma das minhas ‘comidas de conforto’”, comenta. Quem é, afinal, Miss Jappa? Olhe-se para cima, para a instalação de Filipe Pinto Soares. É o nome da boneca, com uma saia de tule e meias às riscas, que está sentada no baloiço.
Na carta de bebidas do Miss Jappa, há sete cocktails feitos com sâke. Foram criados em parceria com Dave Palethorpe, do bar Cinco Lounge.
Miss Jappa > Pç. do Príncipe Real, 5A, Lisboa > T. 21 137 9763 > ter-qui 12h30-15h, 19h30-24h, sex 12h30-15h, 19h30-1h, sáb 12h30-1h, dom 12h30-24h