É costume dizer-se que não se deve voltar onde já se foi feliz, mas foi exatamente o contrário que Christoph Sievert fez, ao abrir este restaurante no mesmo local, junto à rotunda do Centro Sul, onde trabalhou como gerente do Suchic, em tempos eleito pelo site Tripdavisor como “o segundo melhor restaurante de sushi do mundo fora do Japão”. Mas isso é passado, o presente e o futuro de Christoph passa agora por este novo Soul Sushi, inaugurado há pouco menos de um ano, mas que já entrou nos roteiros dos apreciadores de bom sushi, de ambas as margens do Tejo.
“Estive no início do Suchic e trabalhei lá durante cinco anos, mas a dada altura senti necessidade de avançar com um projeto meu e foi assim que surgiu este Soul Sushi”, explica o agora proprietário, que, confessa, decidiu voltar ao local onde tudo começou “por razões sentimentais”. A sala não leva mais que 50 comensais e o ambiente, apesar de elegante, não é de todo exclusivo. “Alterei um pouco a filosofia que aqui existia, porque queria ter um restaurante que pudesse ser frequentado por todos os apreciadores de sushi. Reconheço que não é barato, até porque só usamos ingredientes de alta qualidade, mas também não é proibitivo”, diz.
A exemplo da maioria dos clientes habituais, deixamos a escolha da refeição nas suas mãos. “É um desafio que habitualmente faço aos meus clientes e raramente falho. Aliás, se alguém não gostar de algum prato, vai imediatamente para trás e faz-se outro”. O Soul Sushi é um restaurante de fusão, que cruza a gastronomia japonesa com sabores de outras latitudes, onde a imaginação do chefe é o limite. Mas, neste caso, fusão não quer dizer confusão, muito pelo contrário. A refeição começa com a tradicional sopa de miso, seguida de uma entrada de espinafres escaldados com molho de sésamo. Chegou depois um carpaccio de atum com infusão de Karashi e mel, uma tempura especial de camarão com pão ralado japonês e maionese japonesa e, por último, um combinado de sushi e sashimi – também ele deixado à consideração do chefe. Todos os pratos são muito bem explicados pelo staff e qualquer dúvida é prontamente esclarecida. Mas o mais importante, tal como prometera Christoph, é que nenhum deles voltou para trás…
Soul Sushi > R. Salgueiro Maia, Capitão de Abril, 19G, Almada > T. 21 274 0464/92 563 7512 > seg-sáb 12h30-15h, 19h30-23h > €25 (preço médio)