Só em setembro deve regressar a festa que assinala as inaugurações simultâneas no Quarteirão das Artes, no Porto. Com a maioria das galerias de arte fechadas (pelo menos, por agora) – e sem novas exposições –, a Ágora, empresa municipal de cultura e desporto, não quis deixar a data em branco e organizou o Bombarda em Casa, neste sábado, 9, dia em que aconteceria mais um ciclo de inaugurações. Será uma tarde para “trocar ideias” na página de Facebook da Ágora.
À semelhança do que tem acontecido, também o cartaz desta festa online foi feito por uma ilustradora. Joana Estrela, premiada no festival Amadora BD, pelo livro Aqui é um Bom Lugar (Planeta Tangerina), desenhou “uma multidão mas em casa, com os vizinhos a conviverem uns com os outros, na varanda”, conta-nos. Será a ilustradora, aliás, a abrir o Bombarda em Casa, com o Drink & Draw Porto, um desenho digital colaborativo a todos, que conta também com o ilustrador Nicolau (a sessão encontra-se esgotada, mas poderão abrir vagas, caso ocorram desistências).
A partir das 17 horas, haverá lugar a conversas intituladas Fora-de-Campo. Com a curadoria do Porto Post Doc, “pretendem instigar o diálogo em torno da experiência do vazio da cidade, a partir de imagens realizadas pelos autores convidados”. O fotógrafo André Cepeda junta-se ao realizador de cinema de animação Pedro Serrazina e, pelas 18h30, será a vez da fotógrafa Inês D’Orey debater ideias com o realizador espanhol de cinema Lois Patiño. As conversas podem ser seguidas também nos canais de Youtube e Facebook do festival Porto Post Doc.
Bombarda em Casa > 9 mai, sáb a partir 15h > www.facebook.com/agoraporto2019