Ao entrarmos na Mercearia Raul & Costa, na Póvoa de Varzim, sentimos uma mistura de cheiros inconfundível, para nos embriagarmos em nostalgias. É um museu vivo de uma venda antiga, com armários atafulhados de produtos que nos habituámos a ver na casa dos nossos avós. Muito longe da imagem cuidada das lojas gourmet, mas com uma autenticidade e uma afetividade incomparáveis.
Há dois anos, Ricardo Silva quis pegar no negócio e dar-lhe a volta. O espaço, nas mãos da família há um quarto de século, tinha sido utilizado pelo pai como armazém e havia que recuperar a traça de antigamente, exibindo orgulhosamente as máquinas e as caixas de latão que foram ficando.
A fidelidade dos clientes, ao longo dos 80 anos de casa, é comprovada em poucos minutos. A senhora que entra para comprar a sua dose diária de cevada, moída na hora. O senhor à procura do sabonete de seda aconselhado pelo dermatologista. “Queremos ser uma alternativa às grandes superfícies e ter produtos que desapareceram das suas prateleiras há muito tempo”, diz Ricardo.
Distinguem-se também pela venda avulsa de muitos produtos, como especiaria frescas e frutos secos. E pela venda personalizada, fazendo encomendas para corresponder ao gosto de clientes contados a dedo.
Recentemente, criaram uma marca de conservas, a Cego do Maio – em homenagem ao heroico pescador poveiro -, com design atual e sabores de sempre, produzidos pela fábrica A Poveira, a única indústria conserveira que resistiu na terra. Na calha, está o desenvolvimento de receitas próprias de conservas.
MERCEARIA RAUL & COSTA
R. Manuel Silva, 30, Póvoa de Varzim
T. 252 622 319
Seg-Sex 9h-12h30,14h30-19h
Sáb 9h-13h30, 15h30-19h