O galo de Barcelos, o elétrico 28, as ondas do Algarve ou um copo de vinho do Porto… Alguns dos mais emblemáticos símbolos do País foram estampados em T-shirts para que se possa levar um bocadinho de Portugal a qualquer outra parte do mundo.
Uma seta para o ponto mais ocidental da Europa, mostrando (em inglês) que se esteve lá, ou os corvos de Lisboa (acompanhados pela lenda de D. Sebastião) foram a forma que Francisco e Cristina Pacheco arranjaram para promover Portugal, através de uma marca de T-shirts.
Ventania, de seu nome, pretende ser uma marca de lembranças portuguesas que reproduz os ícones tradicionais de forma “original e criativa” e que os torna transportáveis à escala global.
As T-shirts estão à venda em vários locais, como a Artes&etc (Bairro Alto, Docas, Largo de Camões e Castelo de S. Jorge), a Portugal Essential (no Castelo), a Arte periférica e a Bshop (CCB), em Lisboa. E, em breve, nas lojas PortoSigns (no Porto) e nas lojas Limão (Portimão e Alvor). Rondam os €20.