Podem dizer o que quiserem é antiquado, já não se justifica, dá muito trabalho, etc., etc… O certo é que não há e-mail ou mensagem capaz de suscitar a magia de uma carta…
Os CTT oferecem a possibilidade de tornar ainda mais especial o momento de receção e porque não? o de envio. O “Meu Postal” e o “Meu Selo” são dois serviços que permitem a qualquer pessoa personalizar o correio que envia. Para além, é claro, do conteúdo.
Basta ir a www.ctt.pt e, no separador “colecionismo”, escolher um dos serviços.
O processo é rápido e simples, quer se trate de um selo ou de um postal. Basta fazer o upload de uma fotografia ou imagem em jpeg, definir o enquadramento e fazer a encomenda. No caso dos postais, pode até colocar as moradas dos destinatários, escrever a mensagem no verso e os Correios tratam do envio. Carla Cruz, a directora de marketing, explica que quiseram estar mais presentes nos dois mundos, o físico e o digital. Revela que quem trabalha no serviço se delicia: “Os portugueses são criativos. Tiram fotografias lindas, elaboram projetos de produção de marcas fantásticos”.
Os particulares enviam sobretudo fotografias, para assinalar celebrações diversas: casamentos, aniversários, viagens. Houve, também, quem submetesse imagens menos ortodoxas, casais em momentos descontraídos, alguém a mostrar mais do que devia… Nesses casos, porém, o correio não segue. “Tenta-se que não ofenda a moral pública”, dizem-nos.
Meu selo/Meu postal
Postal: a partir de €1,70 (uma unidade)
Selo: a partir de €25 (folha com 25 unidades autoadesivas)