A economista Joana Oliveira e a bióloga Joana Osswald decidiram mudar de vida e abriram, há cerca de duas semanas, a Mercearia das Flores, em plena Baixa do Porto.
O espaço recria o conceito das mercearias antigas onde não faltam os armários antigos com a típica rede miudinha e um balcão que convida a experimentar os petiscos da casa. Quanto a eles já lá vamos. Antes, falemos dos produtos à venda, todos nacionais. Como mel do Alvão, bolo de mel da Madeira, bolo de figo e estrelas de figo algarvias, ameixas de Elvas, chocolates da Beatriz, bolachas da Fábrica Diogo, digestivos da Padaria Santo António, conservas da Pinhais, licores e marmeladas da Casa de Encosturas, chás dos Açores (Gorreana e Porto Formoso), chás da Ervas da Zoé, além de compotas de várias regiões, queijos, enchidos e pão do Alentejo, Mirandela, Bragança e Broa de Avintes. Na garrafeira, encontra uma vasta gama de vinhos de várias regiões. Falta falar no azeite, que terá aqui uma presença fundamental. Joana Oliveira foi produtora durante muitos anos e, com esta loja, quer “dar a conhecer às pessoas que somos únicos na produção de azeite”.
“Fazer um encontro de regiões e promover os pequenos produtores” são, segundo Joana Oliveira, o principal mote da mercearia que inclui uma ementa de petiscos com o intuito de dar a provar as várias combinações destas iguarias.
Pode petiscar, por exemplo, bacalhau com azeitonas biológicas e ervinhas frescas, ou sardinha em broa de milho de Avintes com tomate mini e alface. “Não somos restaurante, somos uma mercearia que prepara pequenos pratos com produtos da loja”, avisam. E, ao mesmo tempo, divulgam os produtos portugueses genuínos.
Mercearia das Flores
R. das Flores, 110, Porto T. 22 208 3232 Seg-Sáb 9h-19h www.merceariadasflores.com
Em breve, começam as provas de azeite, queijo, vinho, charcutaria e pão