Quer diferenciar-se pela ementa. E por ela começamos a falar do restaurante Traça, inaugurado em junho. Exibe pratos pouco habituais no Porto, com a caça em lugar de destaque: carpaccio de lombo de veado, salada de cecina (presunto de vaca), costeletão de charolês, salada de perdiz de escabeche, sertãs de bacalhau ou de morcela. “Era uma oferta que faltava na cidade”, diz Catarina Mendes, uma das sócias. Descrevem a cozinha como “tradicional, de influência ibérica”. As sobremesas são todas caseiras, inclusive os gelados.
O espaço, de janelas viradas para o Largo de S. Domingos, foi remodelado de alto a baixo.
Houve o cuidado, contudo, de preservar a traça do edifício, cuja origem julgam remontar ao século XVII. “Queríamos manter o espírito do lugar.” Os materiais escolhidos e mantidos, assim como os móveis comprados em leilões e velharias, contribuem para um ambiente com um certo patine. Pequenos apontamentos na decoração, idealizada pelos proprietários do Traça, compõem a imagem, como o enorme quadro negro onde, a giz, se escreveu o menu, a mesa corrida colocada à entrada, com os pés feitos de barras paralelas de ferro, o chão a imitar azulejos antigos e algumas peças de ferro espalhadas pelos cantos.
Aproveitando o capital de história e carisma do Largo de S. Domingos, procurarão lançar iniciativas conjuntas com os espaços comerciais vizinhos. Os últimos festejos de S. João foram apenas uma amostra. Se forem avante os projetos camarários de tornar esta área pedonal, muitos outros eventos se seguirão.
RESTAURANTE TRAÇA
Lg. de S. Domingos, 88, Porto T. 22 208 1065 Seg-Sex 12h-15h, Sáb 11h30-14h, Seg-Qui 19h-23h30, Sex-Sáb 19h30-2h www.restaurantetraca.com