A casta tinta Touriga Franca predomina nos encepamentos do Douro e pouca expressão tem nas restantes regiões vitivinícolas do País. É uma variedade importante para os lotes de vinhos tintos Douro e do Porto, mas se a memória não me atraiçoa não me recordo de tintos durienses exclusivamente feitos com uvas de Touriga Franca.
Por isso, foi com surpresa que descobri entre os tintos da Casa Ermelinda Freitas, de Palmela, um vinho extreme desta casta que surgiu com elevado nível de qualidade.
Já demos aqui conta da bondade dos brancos desta produtora, nomeadamente, o Terras do Pó Regional Península de Setúbal 2009 (****/*****) e o Ermelinda Palmela 2009 (*****), assim como do tinto Casa Ermelinda Freitas Alicante Bouschet 2008 (****/*****).
Vamos, pois, às novidades de hoje, começando com mais um vinho branco e concluindo com três tintos:
Casa Ermelinda Freitas Sauvignon Blancm & Verdelho Regional Península de Setúbal 2009 ***** Casamento luso-francês perfeito. Beba-o a 12ºC-14ºC para descobrir os seus aromas florais e sabores frutados em plenitude.
Casa Ermelinda Freitas Touriga Franca Regional Península de Setúbal 2008 ****/***** Com a evolução em garrafa vai atingir a excecionalidade. É um tinto muito elegante e surpreendente.
Casa Ermelinda Freitas Touriga Nacional Regional Península de Setúbal 2008 ****/***** Muito bem estruturado e harmonioso prometendo uma longa vida em garrafa.
Casa Ermelinda Freitas Aragonês Regional Península de Setúbal 2008 ****/***** Uma casta tradicional do Alentejo com bom comportamento na Península de Setúbal.